Relações interpessoais

Páginas: 24 (5893 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1.0 ASPECTOS INICIAIS DO TRABALHO

1.1 TEMA
As interferências das relações interpessoais na produtividade.

1.1.1 Objeto de Estudo:
A influência das relações interpessoais na produtividade do setor de demonstração da Nestlé.

1.2 PROBLEMÁTICA:

1.2.1 Situação Problema / Oportunidade
No segundo semestre de 1995, para evidenciar a marca Nestlé (sinônimo de qualidade econfiança) na linha de iogurtes, o nome Chambourcy deixou de ser utilizado.


A Divisão Refrigerados adotou então estratégias que visavam a manutenção de uma imagem moderna e ágil. O ponto alto das campanhas foi o lançamento de novos produtos e divulgação das principais marcas (Institucional Refrigerados Nestlé, Bliss, Ninho Soleil, Chambinho, Chamyto, LC1, Chandelle e Molico) veiculadas nosdiversos meios de comunicação. Além disso, a Nestlé também desenvolve e realiza promoções nos pontos de venda com muito sucesso, o que inclui a distribuição de brindes on-pack, descontos, concursos, degustação de produtos e promoções destinadas aos clientes.

Uma das técnicas mais utilizadas para divulgação de um determinado produto é a demonstração que normalmente consiste na apresentação de umlançamento ou um relançamento através de promotoras que são contratadas por uma empresa terceirizada, no caso da empresa estudada. A função do promotor de demonstração proporciona a convivência com diversos tipos de pessoas com diferentes culturas e em locais diversificados, pois passam 15 dias em cada loja. Observa-se que a comunicação promotora de demonstração – supervisor é conflitante e existe umainsatisfação por parte das demonstradoras, dificultando ainda mais o seu desenvolvimento, suas relações e a produtividade. Vale ressaltar a importância do papel das demonstradoras, pois é o primeiro contato do cliente com a empresa. Há um tempo esta situação vem se agravando, as demonstradoras não estão produzindo mais como antes prejudicando seu desenvolvimento profissional. Diante deste cenáriosurge o questionamento:
PROBLEMA: Como melhorar as relações interpessoais das demonstradoras e aumentar sua produtividade?

1.3 HIPÓTESES
• Reduzindo os problemas no ambiente de trabalho, aumenta-se a produtividade;
• A melhora da comunicação entre os componentes da empresa contribui para o aumento da produtividade;
• A valorização profissional contribui para um melhordesempenho das atividades.

1.4 JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos, diversas empresas vêm se preparando cuidadosamente em termos estruturais para enfrentar os novos tempos. Entretanto, estruturas modernas e funcionários bem preparados não representam garantias de alta potência. De nada adianta ter os talentos certos se eles não se relacionam adequadamente. As pessoas são produtos do meio em que vivem,tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam sejam o espaço físico ou social. Como diz Bom Sucesso (1997 p.36):
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando asobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição.


A idéia é que as empresas vejam o funcionário como peça principal e fundamental, assim como a relação interpessoal que esse estabelece com o local de trabalho – pessoas e ambiente. Algumas organizações modernas já se preocupam com esse sentimento, buscandovalorizar e reconhecer o ser humano. O que vem acontecendo no setor de demonstração da Nestlé é exatamente o contrário, as demonstradoras não são valorizadas e trabalham sob pressão dificultando suas relações interpessoais e diminuindo a produtividade. Através deste trabalho pretende-se mostrar a influência das relações interpessoais na produtividade e mostrar a importância da valorização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!