Relações internacionais

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Curso: Relações Internacionais Data: 12/03/2013

Disciplina: Introd. Teoria das Relações interncionais

Aluna:Relatório



Noticia 8: “Republica do Mali: golpe militar e degradação da situação humanitária”


A Republica do Mali sofreu um golpe de Estado realizado pelo Exército.Esse golpe ocorreu pois os militares não receberam apoio do governo para enfrentar as rebeliões do grupo étnico separatista tuaregue, fazendo com que o presidente fosse deposto, as instituiçõesdissolvidas e a Constituição suspensa.

Mali adota como forma de governo a Republica.

Essa instabilidade politica, com as manifestações populares pela retirada dos militares do poder, pode sercaracterizada como Status Quo (o jeito que as coisas estão), que representa a manutenção do poder e da ordem internacional.

A imposição popular sobre o comando dos militares é representado pelaHegemonia.

Não podemos classificar o poder dos militares como um Hard Power pois não estava essencialmente ligado à posse e ao uso das armas ou monopólio da força.

Encontramos no caso daRepublica do Mali um sistema internacional bipolar, em que a população defronta os militares, criando-se dois pólos que divergem entre si.

Algumas manifestações populares fizeram parte do cenáriopara a retirada dos militares, pois receberam ameaça da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, que poderia dar inicio a um embargo econômico e diplomático caso a situação não serevertesse.

Em suma de tudo o que aconteceu na Republica do Mali e com base nos conceitos estudados, podemos destacar sua forma de governo, observar seu status atual, comparar os tipos de poderes (hardpower e soft power), sistemas bipolares em que a população está de um lado e os militares estão de outro e por fim a ausência de soberania neste, onde o Estado não tem total autonomia sobre o governo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Relações Internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • Relações Internacionais
  • relações internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!