Relações Internacionais

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Em análise ao texto proposto "Relações Internacionais" por Williams Gonçalves, o autor expõe conceitos, ideias, contradições e semelhanças dentro do campo das RI tanto como ciência quanto objeto deestudo. Desta forma, visando esclarecer tais definições distintas e mais complexas de forma simplificada; além de mostrar desde seu surgimento a evolução temporal.
Ele cita ainda a importância dessasrelações que passou a ser verdadeiramente reconhecida no início do século XX e que, anteriormente, até o período pós Primeira Grande Guerra Mundial era tarefa de diplomatas, historiadores e juristas.Porém, com o objetivo de fazê-las mais amplas foram incentivados estudos autônomos e específicos que pudessem mostrar visões diferenciadas destas, mesmo que influenciadas por bases e princípiosvariados.
O pioneirismo britânico e norte americano então se dá pela vontade da manutenção do poder diante de um mundo agora influenciado por constantes mudanças; levando ao surgimento de efeitosacadêmicos e políticos consideráveis dentro das relações internacionais atuais como o acúmulo de poder e a luta pela preservação da hegemonia.
Ambas as nações visavam definir o objeto das RI, assim comotrabalha-lo na ciência. Nos EUA voltava-se a ideais e influências da Ciência Política, visando a resolução de problemas concretos que poderiam ocorrer ao Estado devido a especulações públicas. Já naInglaterra, eram trabalhadas junto a segmentos universitários e diplomacia, considerando também aspectos culturais e mais diversificados.
Gonçalves destaca o equívoco relacionado a uma definição universalde tais relações, utilizando argumentos próprios e que remetem a estruturas e críticas realistas, liberais e marxistas, utilizando igualmente teóricos como Maquiavel, Hobbes, Kant e Hegel. Para ele,mesmo o leque mais exótico de definições não seria suficiente para que uma única teoria seja intocável e imutável, já que todas elas são baseadas em pensamentos individuais ou coletivos concretos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • Relações Internacionais
  • relações internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!