Relações humanas

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2013
IDEIA CENTRAL
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão. Com a "Grande Crise" todas asverdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com aspreocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
A TEORIA (FUNCIONAMENTO)
Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavamconhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, ofoco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:
* O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujocomportamento é simples e mecânico.
* O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
* Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovaçãosocial, prestígio, e auto realização.
A partir de então se começa a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual elestrabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.PRINCIPAL IDEALIZADOR
A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social.
BENEFICOSNa primeira fase, os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacoes humanas
  • Relações humanas
  • relaçoes humana
  • relações humanas
  • Relações Humanas
  • Relações Humanas
  • Relações Humanas
  • Relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!