Relações Humanas

Páginas: 16 (3775 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RELAÇÕES HUMANAS
“O homem que caminha para o futuro não pode se deixar influenciar por limites de conhecimentos. Todos os dias estamos sentados em uma sala de aula, a sala que ministra a aula da vida”.
“Toda pessoa que queira se sobressair, social ou profissionalmente, precisa ter consciência que o homem é evolução contínua, intelectual e espiritual” (Olinda Silva).
Objetivos Específicos:
1.Interpretar os fatores determinantes das diferenças individuais como preponderantes para o estudo das relações humanas;
2. Explicar os fatores que determinam um relacionamento harmonioso no ambiente social e profissional.
Objetivos Operacionalizados:
1. Distinguir os tipos de variáveis que interferem na determinação das diferenças individuais;
2. Expressar a deificação de personalidade;
3.Interpretar a influência das variáveis determinantes das diferenças individuais sobre o desempenho funcional;
4. Expressar a definição ‘comportamento humano;
5. Identificar os aspectos que devem ser observados para se estabelecer boas relações humanas;
6. Ter consciência das dificuldades e conflitos em grupos sociais;
7. Conhecer o processo da comunicação, percepção e suas regras.
Conceito dasRelações Humanas
Onde houver duas pessoas, com certeza teremos um relacionamento. Diante do crescimento demográfico, mobilidade espacial de indivíduos e de grupos, multiplicabilidade de aspectos da vida moderna, número elevado de instituições e de grupos aos quais pertencemos (às vezes até mesmo involuntariamente), contatos rápidos e superficiais que necessitamos manter com diferentes pessoas declasses sociais, além de outros fatores, vieram alertar os psicólogos, administradores, educadores e demais profissionais, quanto à importância do estudo das relações humanas.
Não é surpresa para ninguém que as pessoas diferem umas das outras, não havendo dois seres iguais no mundo. O homem sempre teve consciência das suas características individuais, das suas necessidades diferenciadas. Vejamoso exemplo de dois irmãos que foram gerados por pais de uma única família, tiveram a mesma criação, a mesma educação social e moral, mas desde pequenos demonstram características diferentes no comportamento no caráter moral e social.
Então façamos as perguntas: “Por que os indivíduos diferem entre si? Quais são os fatores que produzem variações comportamentais?”
Essas perguntas estimulam longasdiscussões. Além de sua importância teórica, o problema da causa das diferenças individuais tem significado prático de longo alcance em muitos campos. Entender o que impulsiona o indivíduo para estabelecer seus contatos, bem como as formas de comportamento adotados em uma ou outra situação são temas que, entre outros, vãos servir de subsídio para um relacionamento interpessoal rico e produtivo.Sendo assim, qualquer atividade destinada a melhorar o desenvolvimento das relações entre as pessoas precisa basear-se na compreensão dos aspectos que influenciam o total desenvolvimento. Observar com atenção os fatores que caracterizam uma relação harmoniosa entre as pessoas é saber respeitar cada indivíduo com suas características e peculiaridades.
Não é fácil aceitar às vezes nem mesmo asnossas próprias atitudes, então precisamos aprender que, se quisermos nos relacionar adequadamente com outro indivíduo, precisamos nos relacionar bem primeiro com nós mesmos, vencendo nossos obstáculos internos (medos, desconfiança, insegurança, etc).
Como lido no início deste texto, “Onde há duas pessoas, há um relacionamento”, e assim sendo, com certeza estaremos falando em conflitos de crenças,costumes, gostos, educação, etc., pois relacionamentos são repletos de ‘surpresas’, que distinguem um indivíduo do outro.
Se abordarmos as relações humanas num contexto mais profundo, perceberemos que as nossas começam quando ainda estamos no útero de nossas mães. O primeiro contato, a primeira sensação de segurança, vem deste íntimo uterino, quando estamos sendo gerados. Infelizmente não nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacoes humanas
  • Relações humanas
  • relaçoes humana
  • relações humanas
  • Relações Humanas
  • Relações Humanas
  • Relações Humanas
  • Relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!