Relações Humanas

Páginas: 7 (1636 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014

Faculdade ESAMC Uberlândia
 
  
  
 Administração de Recursos Humanos I 

 

 
 
Professor:  
Karina Liotti  
 




 
Alunos:  
Bunna Mara R. de Paula 
Carolina de Oliveira 
Fabiana Santos 
Nelson Brito 
Rafaella Gomes Araújo 
 
 




Uberlândia 
2014




Introdução:

A qualidade de vida no trabalho é deextrema importância, pois é no trabalho que passamos a maior parte do tempo. Além disso, é no trabalho que o trabalhador tem condições de descobrir suas potencialidades de crescimento como ser humano.
Para Fernandes (1996), pode-se entender QVT como um programa que visa a facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como ideia básica ofato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.


Origem e Evolução:

Segundo RODRIGUES (1999), a qualidade de vida sempre foi objeto de preocupações da raça humana. Historicamente exemplificando, os ensinamentos de Euclides (300 a.C.) de Alexandria inspiração para a melhoria do método de trabalho dos agricultores à margem doNilo, assim como a Lei das Alavancas, de Arquimedes, formulada em 287 a.C., veio a diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores.
No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do indivíduo no trabalho, cujas pesquisas são altamente importantes para o estudo do comportamento humano, da motivação dos indivíduos para obter as metas organizacionais e da QVT.Também é importante ressaltar o trabalho de MASLOW, que concebeu a hierarquia das necessidades, composta de cinco necessidades relevantes: Estima, segurança, fisiológicas, amor e auto realização. O Autor da Teoria X, McGregor, por sua vez, considerava que o compromisso com os objetivos depende das recompensas À sua consecução, e que o ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades, comopassa a procurá-las, conforme PEREIRA, FERREIRA e REIS (1999).
Essa teoria, na sua essência, busca a integração entre os objetivos individuais e os organizacionais.
As pesquisas de Herzberg detectaram que os entrevistados (contadores e engenheiros) associavam a insatisfação com o trabalho ao ambiente de trabalho e a satisfação com o trabalho ao conteúdo. Com isso os Fatores Higiênicos -compreendem: a política e a administração da empresa, as relações interpessoais com os supervisores, supervisão, condições de trabalho, salários, status e segurança no trabalho. os Fatores Motivadores - abrangem: realização, reconhecimento, o próprio trabalho, responsabilidade e progresso ou desenvolvimento.    
NADLER e LAWLER apud FERNANDES (1996), FRANÇA (1997) e RODRIGUES (1999) oferecem umainteressante visão da evolução do conceito de QVT, conforme a Tabela abaixo:




















É importante citar que o desafio imaginado pelos seus idealizadores é tornar o QVT uma ferramenta gerencial efetiva e não apenas mais um modismo, como tantos outros que vêm e vão.
Após os sucessivos processos de reestruturação e reengenharia, pode-se ver que atualmente as pessoas têmtrabalhado cada vez mais, e, por extensão, têm tido menos tempo para si mesmas.

Com base nessa realidade, HANDY declarou que:

"O problema começou quando transformamos o tempo em uma mercadoria, quando compramos o tempo das pessoas em nossas empresas em vez de comprar a produção. Quando mais tempo você vende, nessas condições, mais dinheiro fará. Então, há uma troca inevitável entre o tempo e odinheiro. As empresas, por sua vez, tornam-se exigentes. Querem menos tempo das pessoas que elas pagam por hora, porém mais das pessoas que pagam por ano, porque, no último caso, cada hora extra durante o ano é gratuita." 

Conceituando Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e suas Dimensões: 

Conforme o autor FRANÇA, o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacoes humanas
  • Relações humanas
  • relaçoes humana
  • relações humanas
  • Relações Humanas
  • Relações Humanas
  • Relações humanas
  • Relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!