Relações Históricas entre Cuba e Estados Unidos

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
Relação entre Cuba e os EUA.

As relações entre Cuba e os Estados Unidos tem origem oficial no fim do século XIX, porém desde antes dos movimentos de independência dos dois países, norte-americanose cubanos já tinham interesses em comum. Planos de comprar Cuba do Império Espanhol eram sempre discutidos nos Estados Unidos. À medida que a influência espanhola declinava no Caribe, os EstadosUnidos foram gradualmente conquistando uma posição de domínio econômico e político sobre a ilha, com grande maioria das explorações de investimento estrangeiro e a maior parte das importações eexportações em suas mãos, bem como uma forte influência sobre os assuntos políticos internos cubanos.
A partir da terceira e última guerra de independência em iniciada 1895, Cuba estabeleceu oficialmenterelações com Estados Unidos. Em 1897, um regime de autonomia foi, finalmente, conquistado por Cuba que estava sob proteção dos americanos. Estes, determinados a fazer a ilha entrar para sua zona deinfluência, declararam guerra contra a Espanha, derrotada em poucas semanas. Dessa forma, após ter se tornado Estado independente, Cuba foi ocupada, por quatro anos, pelas tropas americanas. A emenda dePlatt, inserida na Constituição cubana em 1901, definia a ilha como um protetorado americano e conferia aos Estados Unidos o direito de ocupação militar, caso seus interesses fossem desrespeitados. Aconstrução da base naval americana na baía de Guantánamo, no sudeste da ilha, data desse período.
O primeiro presidente cubano, Tomás Estrada Palma, firmou com os Estados Unidos, em 1903, um contratoperpétuo sobre a zona que cerca a baía, renovado em 1934. Cuba se transformou em objeto de sucessivos ditadores, entre eles Gerardo Machado (que governou entre 1925 e1933), seguido de FulgêncioBatista. Batista, que tinha relações com a política cubana desde 1933, foi presidente de 1940 a 1944 e voltou em 1952, depois de um golpe de Estado. Em 1 de janeiro de 1959, ele foi derrubado pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação Cuba E Estados Unidos
  • A Contribuição de Estados Unidos e Cuba para a
  • mexico e cuba e estados unidos
  • Relações entre Austrália e Estados Unidos
  • Relações Internacionais dos Estados Unidos
  • Reequilibrar as relações entre China e Estados Unidos
  • Cuba: História, Liberdade de Expressão e Embargo dos Estados Unidos
  • Estados Unidos e Cuba reatam laços diplomáticos rompidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!