Relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o estado

Páginas: 4 (850 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Liberal: a doutrina liberal acredita que a pobreza do homem tem origem em seu fracasso pessoal. Para que pudesse superar essa situação de penúria, o pobre deveria ter uma postura colaborativa paracom seus patrões tendo o cuidado em preservar os seus bens e dar o máximo de sua força de trabalho na produção de mais riquezas. Concomitantemente, lhe seria exigida paciência e fé enquanto virtudes queo ajudariam na superação de sua condição.
A corrente liberal defendia os vários pressupostos que compunham essa nova realidade oferecida pelo capitalismo. Aprovavam o direito à propriedade privada,amplas liberdades no desenvolvimento das atividades comerciais e a igualdade dos indivíduos mediante a lei. Além disso, elogiavam a prosperidade do homem de negócios ao verem que sua riquezabeneficiava a sociedade como um todo. Dessa forma, ao acreditavam que a riqueza seria uma benesse acessível a todos que trabalhassem.
Marxista: Partindo para a interpretação socialista, temos um outro tipo decompreensão que nega os argumentos liberais que tentavam naturalizar as desigualdades. O pensamento socialista, inspirado por pressupostos lançados pelo Rousseau, tenta enxergar esses problemas comoconseqüência das relações sociais estabelecidas entre os homens. Seguindo tal linha, os socialistas passariam a realizar uma crítica ao comportamento assumido pelos homens em sociedade que estabeleciatais diferenciações.
Dessa forma, os argumentos que justificavam as desigualdades por meio do fracasso pessoal perdem terreno para o questionamento profundo de toda a lógica que formava a sociedadecapitalista. Antes de apontar o progresso do capital como um benefício, os socialistas realizam uma investigação que vai detectar na oposição entre as classes sociais a força que opera grande partedessas relações e problemas da sociedade.
Tendo suas bases lançadas, liberalismo e socialismo vão compor duas matrizes interpretativas distintas e, algumas vezes, opostas. Contudo, esses pressupostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações da Família com o a Sociedade e o Estado
  • As demandas profissionais no âmbito das relações estre o estado e a sociedade
  • AS POLÍTICAS PUBLICAS BRASILEIRAS E OS ASPECTOS DAS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE
  • Relações Estado-Sociedade no Brasil: Representações para Uso de Reformadores.
  • Discriminação de minorias na sociedade
  • “RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL: REFLEXÕES SOBRE PERSPEQUITIVAS DEMOCRÁTICAS"
  • As relações entre estado e sociedade: novas formas de gestão social no brasil
  • Reflexões sobre a categoria “questão social” nos marcos das relações entre estado e sociedade civil.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!