Relações Ecológicas

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Relações Ecológicas

Relações ecológicas são as relações dos seres vivos entre si e o meio, em uma comunidade.

Em Ecologia, chamamos de comunidade a totalidade de organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si. A comunidade é o nível mais elevado de um ecossistema.
O Ecossistema, por sua vez, é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem emdeterminada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.

Quando as relações ecológicas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, elas são chamadas Relações Intra-específicas. E quando ocorrem com indivíduos de espécies diferentes são chamadas Relações Inter-específicas.

Intraespecíficas => entre a mesma espécie
Interespecíficas => entre espécies diferentes

Asrelações ecológicas, tanto intra como interespecíficas podem ser positivas ou negativas para os indivíduos que estão se relacionando.
Quando essas relações são positivas, elas são chamadas de Relações Harmônicas, onde ambos indivíduos são beneficiados; ou quando apenas um é beneficiado, mas sem causar danos ao outro.
Já as relações negativas, são chamadas de Relações Desarmônicas, e são aquelasonde ambos indivíduos se prejudicam; ou quando apenas um tira proveito, prejudicando o outro indivíduo.

Relações Intraespecíficas podem ser:
Harmônicas - Colônias e Sociedades
Desarmônicas - Canibalismo e Competição

Relações Interespecíficas podem ser:
Harmônicas - Comensalismo, Protocooperação, Inquilinismo, Mimetismo e Mutualismo
Desarmônicas - Amensalismo, Competição, Esclavagismo,Herbivorismo, Parasitismo e Predatismo.

ABAIXO VOU FALAR SOBRE CADA UM DESSES TIPOS DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CITAREI EXEMPLOS DE SERES VIVOS INTERAGINDO EM CADA UMA DELAS.

1. Relações Ecológicas Intraespecíficas Harmônicas

Colônia
relações ecológicas
As colônias são associações de indivíduos da mesma espécie que formam uma unidade estrutural e funcional diferente do organismo individual.Neste tipo de interação, todos indivíduas levam vantagem, e eles são dependentes uns dos outros.
Um exemplo de animais que formam colônias são os recifes de corais. Eles são formados por milhões de pequenos animais que secretam um esqueleto rígido criando uma forte proteção externa.

Sociedade
relações ecológicas - sociedade
Imagem de: http://www.mirex-s.com.br/index.php/formigas/especiesSociedade é uma união permanente de indivíduos que fazem divisão de tarefas e que não são completamente dependentes uns dos outros. Como exemplo de animais que vivem em sociedade podemos citar abelhas, castores, suricatos, gorilas e os humanos, entre muitos outros.
Um exemplo clássico de animais que vivem em sociedade são as formigas. As formigas criam grandes formigueiros onde cada indivíduo jánasce com uma função estabelecida para o desenvolvimento geral do formigueiro. Em um formigueiro de saúvas (Atta sp.) existem uma Rainha, as Jardineiras, Cortadeiras, Soldados, Generalistas e as Enfermeiras, que auxiliam no desenvolvimento das novas formigas que estão nascendo.

2. Relações Ecológicas Intraespecíficas Desarmônicas

Canibalismo

O canibalismo é uma interação desarmônica ondeum indivíduo mata e se alimenta do outro da mesma espécie. Ele é comum em alguns insetos, geralmente após o sexual, quando as fêmeas matam o macho. Acredita-se que esse comportamento auxilia no processo de desenvolvimento dos insetos que virão a nascer.
Em animais superiores o canibalismo é raro, acontecendo geralmente em casos de controle da população dentro do ecossistema que ela estáinserida. No caso dos humanos, o canibalismo pode acontecer em casos de fome extrema ou em rituais religiosos.
O louva-a-deus, as aranhas e os escorpiões são os mais frequentes canibais do mundo animal. As aranhas da família da viúva-negra são talvez as mais famosas entre eles.


Competição
(pode ser inter ou intraespecífica)
relações ecológicas
A competição ocorre quando indivíduos da mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações ecológicas
  • Relações Ecologicas
  • Relações Ecologicas
  • Relações ecológicas
  • relações ecologicas
  • Relações ecológicas
  • Relaçôes ecológicas
  • Relações ecologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!