Relações ecológicas

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
RELAÇÕES ECOLÓGICAS

A natureza é complexa e dinâmica, está constantemente mudando. Mas se ela sofre mudanças, onde está o equilíbrio da natureza que é tão mencionado? Na verdade, ela possui umequilíbrio dinâmico, em que os processos ecológicos se mantêm (tais como as interações ecológicas, ciclos de energia e matéria), mas sua estrutura não é necessariamente a mesma. Isso também significaque, ainda que ocorram mudanças na estrutura do ecossistema, as funções ambientais são mantidas. E o que são essas funções ambientais? São bens e serviços que os ecossistemas naturais oferecem, tais comoalimentos, matéria-prima, água, ou ainda, prevenção da erosão, regulação do clima, da composição química da atmosfera e dos oceanos, entre outras.

Uma importante função ambiental é o controlenatural de pragas. E isso ocorre devido às relações ecológicas entre os seres vivos. Mas, antes de entendermos como isso ocorre, veremos quais são os tipos de relações ecológicas.

Os seres vivos mantêmentre si vários tipos de interações ecológicas que podem ser consideradas como sendo harmônicas ou positivas ou desarmônicas ou negativas.
- As relações harmônicas ou positivas (+) são aquelas ondenão há prejuízo para as espécies participantes e vantagem para pelo menos uma delas.
- As relações desarmônicas ou negativas (-) são aquelas onde pelo menos uma das espécies participantes éprejudicada, podendo existir benefício para uma delas.

Dentro de cada um dos tipos de relações mencionados acima, ainda podemos classificá-las em relações intra-específicas e interespecíficas, conformeocorram entre indivíduos da mesma espécie ou entre espécies diferentes respectivamente.

Principais tipos de interações ecológicas entre os seres vivos.

Relações Harmônicas: intra-específicasColônia (+)
Sociedade (+)

Relações Desarmônicas: intra-específicas
Competição (-)

Relações Harmônicas: interespecíficas
Mutualismo (+ +)
Cooperação (+ +)
Comensalismo (+ 0)
Inquilismo (+ 0)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações ecológicas
  • Relações Ecologicas
  • Relações Ecologicas
  • Relações ecológicas
  • relações ecologicas
  • Relaçôes ecológicas
  • Relações ecologicas
  • Relações Ecológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!