Relações ecológicas entre os seres vivos

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Relações Ecológicas entre Seres Vivos
Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie; as interespecíficas, entre seres de espécies diferentes. É comum diferenciar as relações em harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há.Relações Intra-específicas Harmônicas
a) Colônias: Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo impossível a vida quando isolados do conjunto, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Ex.: cracas, corais e esponjas vivem sempre em colônias.
b) Sociedades: São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plenacapacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Pode ocorrer um certo grau de diferenciação de formas entre eles e de divisão de trabalho com alguns insetos denominados sociais (que formam sociedade). A comunicação é feita através dos ferormônios - substâncias químicas que servem para essa função. Os ferormônios sãousados na demarcação de territórios, atração sexual, transmissão de alarme, localização de alimento e organização social. Ex.: formigas, abelhas e cupins.
Relações Intra-específicas Desarmônicas
a) Canibalismo: Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie. Ex.: ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores, etc. Na espécie humana, quando existe, recebe o nome deantropofagia (do grego anthropos, homem; phagein, comer).
Relações Interespecíficas Harmônicas
a) Comensalismo: É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal). Ex.: A rêmora é um peixe dotado de ventosa com a qual se prende ao ventre dos tubarões, aproveita os restos alimentares que caem na boca do seu grande"anfitrião". A Entamoeba colié um protozoário comensal que vive no intestino humano, onde se nutre dos restos da digestão.
b) Inquilinismo: É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Trata-se de uma associação semelhante ao comensalismo, não envolvendo alimento. Ex.: Peixe-agulha e holotúria,o peixe-agulha apresenta um corpo fino e alongado e se protege contra a ação de predadores abrigando-se no interior das holotúrias (pepinos-do-mar), sem prejudicá-los. As epífitas são plantas que crescem sobre outras plantas sem parasitá-las, usando-as apenas como suporte. Ex.: as orquídeas e as bromélias. 
c) Mutualismo: Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém, cadaespécie só consegue viver na presença da outra, associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes. Ex.: Líquens - constituem associações entre algas unicelulares e certos fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Esses, por sua vez, retiram água e sais minerais do substrato, fornecendo-os às algas. Além disso,os fungos envolvem com suas hifas o grupo de algas, protegendo-as contra desidratação. Cupins e protozoários - ao comerem madeira, os cupins obtêm grandes quantidades de celulose, mas não conseguem produzir a celulase, enzima capaz de digerir a celulose. Em seu intestino existem protozoários flagelados capazes de realizar essa digestão. Assim, os protozoários se valem em parte do alimento doinseto e este, por sua vez, se beneficia da ação dos protozoários. Nenhum deles, todavia, poderia viver isoladamente. Ruminantes e microorganismos - no estômago dos ruminantes também se encontram bactérias que promovem a digestão da celulose ingerida com a folhagem. Bactérias e raízes de leguminosas - no ciclo do nitrogênio, bactérias do gênero Rhizobium produzem compostos nitrogenados que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações ecológicas entre os seres vivos
  • Relações Ecológicas entre Seres Vivos
  • Relações ecológicas entre os seres vivos
  • RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE SERES VIVOS
  • RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS
  • Relações Ecológicas entre Seres Vivos
  • Relações ecológicas entr eos seres vivos
  • projeto jogo educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!