Relações de marx com o estado

Páginas: 18 (4305 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
As contribuições de Karl Marx à filosofia política
As contribuições de Karl Marx à filosofia política são enormes. Não só Marx materialismo lugar no centro de sua teoria, mas ele também problematizado o papel da classe econômica e sua relação com a democracia. conhecida obra mais bem-Marx, O Manifesto Comunista, descreve a relação que existe entre duas classes econômicas - a burguesia e oproletariado.
A burguesia, aqueles que detêm o capital e o proletariado, aqueles que são os operários assalariados, acabará a luta contra o outro até que o proletariado derrubou a burguesia de uma revolução violenta. O Manifesto Comunista, de certo modo um modelo para a revolução, mas também descreve em detalhes a teoria de Marx da mudança histórica, e os preparativos para a revolução. Para Marx, todaa história é a da "luta de classes".
Marx argumenta que, desde as primeiras épocas da história, a mudança tem sido marcada pelas disputas entre as classes econômicas. Havia cavaleiros romanos e escravos, senhores feudais e servos, e para Marx, uma sociedade nova burguesia. Enquanto a classe da burguesia foi uma melhoria sobre os seus senhores feudal, Marx ainda acreditava que a burguesia trouxe"novas condições de opressão"
Manifesto de Marx também descreve o papel que o governo - ou o estado - desempenha nos assuntos econômicos. A exploração da burguesia é oculto, ou "velada" pelas instituições religiosas e políticas existentes .Além disso, a livre concorrência do capitalismo é apoiado e acompanhado pelas constituições políticas e sociais que se adaptar a ele .
Em que Marx denominoua superestrutura, os meios econômicos e modos de produção realizada tamanha influência poderosa que tudo foi "determinado" por ele. Isto incluiu a religião, direito, moral, ética e estado. O Estado era apenas um reflexo da classe economicamente mais poderosas. Em Sobre a Questão Judaica, Marx destaca como os debates teológicos entre cristãos, judeus ou ateus eram supérfluas. A verdadeira críticafoi política - ou econômica, porque o estado sempre mantém algum caráter religioso.
Hegel e Bauer perdeu o ponto de tergiversações sobre a religião. Para destruir ou abolir a religião, como alguns defendiam seria apenas metade da batalha. Somente através da realização de destruir propriedade privada poderia sociedade democrática entrar em realidade.
Na conclusão do Manifesto, Marx escreveu que"o poder público perderia seu caráter político", eo Estado não teria mais um lugar de destaque na sociedade (MARX, 490). Marx é menos vagas em A Ideologia Alemã, escrita de que o Estado só existe para proteger a propriedade e os interesses da burguesia .
Em resposta ao enigma original de Rousseau, para Marx, as cadeias do Estado irá lentamente desaparecer, pois o caráter de classe do Estado tambémdesapareceriam. Assim, o caminho para a verdadeira democracia incluídos destruindo as classes econômicas. Como Marx escreveu: "Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classe, teremos uma associação, na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos" (MARX, 491).
Karl Marx e a história da exploração do homemCom o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Todavia, é preciso elucidar alguns termos de sua fundamentação econômica, por constituírem peças básicas de interpretação.
Na verdade, se produziu umavisão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material.
Marx sofreu algumas influencias como: a filosofia de Hegel, o seu contato com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX. Destacava o pioneirismo desses críticos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado para Marx
  • O Estado para Marx
  • Marx e o estado
  • As relações capitalistas para Marx e Weber
  • TEORIA DE ESTADO POR MARX E WEBER
  • Estado e poder político em marx
  • A questão do Estado em Marx
  • Política e estado em Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!