Relações de gênero sob a perspectiva da divisão sexual do trabalho: um estudo quantitativo das “150 melhores empresas para se trabalhar”.

Páginas: 4 (989 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Área temática: Gestão de Pessoas
Relações de Gênero sob a perspectiva da Divisão Sexual do Trabalho:
Um Estudo Quantitativo das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar”.


Resenha
Esse artigofoi escrito por Isabel Cristina da Silva, Dayse Márcia Pacheco Gebert, Marília Paula dos Reis Teixeira e Elvis Magno da Silva, com o objetivo principal analisar as relações entre o sexo feminino emasculino, partindo do pressuposto de que ambos os sexos possuem as mesmas capacidades de desenvolvimento, visto que esse tema vem ganhando relevância significativa nos últimos anos. Esse artigo analisaa divisão sexual do trabalho, mostrando-se a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Portanto, a problemática que direciona esse estudo é De que forma está estabelecida a divisãosexual do trabalho nas 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, segundo dados da pesquisa FIA/USP 2010?
O método utilizado nessa pesquisa é o quantitativo, e a fundamentação teórica utilizada pelosautores é composta por diferentes definições e explicações do contexto gênero e o problema da divisão social do trabalho.
Primeiramente discutem-se as relações de gêneros, alguns autores comoGiddens (2001), expõem gênero como sendo um conjunto de diferentes culturas, constituindo assim um aspecto determinante na estruturação social, na medida em que influencia os papéis que homens e mulheresdesempenham dentro das instituições. Silveira (2009) afirma que nenhum conceito é capaz de mostrar inteiramente o entendimento de gênero, devido a sua complexibilidade. Cappelle et al. (2002), com osurgimento do movimento feminista e as propostas de revisão das teorias clássicas nas organizações, surge uma nova perspectiva para complementar o enfoque nas relações de trabalho, considerando asrelações de gênero influenciadoras e causadoras de assimetrias entre o trabalho masculino e o feminino nas organizações. Observando as relações de gênero permite entendê-los enquanto construção social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil
  • As 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar
  • Estudo de caso: as melhores empresas para se trabalhar
  • Divisão Sexual do Trabalho, Gênero e Patriarcado
  • MOTIVAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA MELHOR EMPRESA PARA TRABALHAR NO BRASIL
  • Trabalho de recursos humanos. as 100 melhores empresas para trabalhar
  • 150 melhores empresas
  • As 150 melhores empresas para se ttrabalhar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!