Relações Comerciais

Páginas: 9 (2086 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
RESUMO
Este trabalho consiste no estudo das relações comerciais e trocas internacionais, analisando seus conceitos e abordando teorias de um modo construtivo e crítico, procurando esclarecer os tópicos protecionismo comercial e integração econômica regional, União Europeia e Área de Livre Comércio das Américas, a ALCA.

Palavras-chave: Relações Comerciais. Trocas Internacionais. UniãoEuropeia. ALCA

ABSTRACT
This work consists of the study of trade relations and international trade, analyzing their concepts and theories addressing a constructive and critical manner, seeking to clarify the topics protectionist trade and regional economic integration, European Union and the FTAA.

Keywords: Commercial Relations. International Swaps. European Union. FTAA


Introdução
Aeconomia desde muito tempo rege o modo de vida humano, e hoje obviamente não é diferente, com a evolução humana isso só se mostrou de forma mais evidente.
As relações comerciais entre povos da antiguidade precederam o que hoje seria a razão de conexão em nível mundial, por outro lado, a razão de discórdias entre nações.
Bruscas medidas para valorização de mercado interno – desvalorizando produtosexternos – o denominado protecionismo impede cada vez mais a evolução uniforme das nações, prevalecendo aquele com maior poder, que por sua vez, usa desse poder para sujeitar outros a sua vontade.
O mundo econômico atual se encontra cada vez mais rumo a criação dos blocos econômicos regionais, esses blocos preveem fortalecimento do comércio regional, chegando a níveis continentais. Com os rumostomados até aqui, já se fala de um mundo totalmente dividido em blocos econômicos, mas para isso, países emergentes precisarão de grandes reformas em suas infraestruturas, afim de, acompanhar as grandes nações presentes nesses blocos, podemos assim, entender que ainda precisaremos de um longo tempo e um investimento a níveis nunca vistos para que se forme um mundo tomado por blocos econômicos.Desenvolvimento

Relações Comerciais Conceito
As relações comerciais caracterizam produtor, comerciante e consumidor, relacionando-os em um sistema rotativo de dependência mútua. Ou seja, nas relações comerciais os três principais envolvidos coexistem dentro de uma relação econômica, o produtor produz a riqueza que será levada até o consumidor por intermédio do comerciante.
Circulação deRiquezas“Circulação das riquezas econômicas significa um deslocamento das mercadorias produzidas, do local onde sofrem o processo transformativo até o mercado consumidor.” (Gastaldi, Elementos de Economia Política, p. 181).
Depois da transformação dos bens naturais em riquezas econômicas – produção de mercadorias – temos a circulação das mesmas. A circulação dessas mercadorias se procede, por meio desucessivas trocas entre comerciante e consumidor, por intermédio de dois instrumentos básicos, a moeda e o comércio.
Mercado“Mercado, em sentido genérico, é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica.” (Gastaldi, Elementos de Economia Política, p. 183).
O conceito atual de mercado, se define como, qualquer lugar onde pessoas venham a se reunir,afim de, promover negócios, ou seja, comprar e vender, tem se a ideia de que praticamente tudo que se produz destina-se a um mercado.
Com a modernidade e o pleno desenvolvimento dos meios de comunicação, o mercado deixa de ser exclusivamente físico e passa a ser também digital, portanto, sem a necessidade do contato direto entre vendedor e comprador.
Mas a definição “mercado” não para por ai,tem-se também, o mercado como regulador de preços, essa definição se baseia da seguinte maneira, como forma de distribuir bens a um preço apto a satisfazer vendedores e consumidores tem-se o denominador “preço de mercado” que nada mais é que, a livre concorrência e a lei de oferta e procura.

Comércio
O comércio é um dos mais importantes instrumentos da circulação de riquezas – explicada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações comerciais do brasil com o mundo
  • CONCORRÊNCIA DESLEAL NAS RELAÇÕES COMERCIAIS
  • Relações Comerciais e negociação
  • Relações comerciais internacionais
  • Relações comerciais entre brasil e china
  • Relações comerciais Brasil e Japão
  • Relações comerciais brasil
  • Relações comerciais Brasil/China

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!