Relações afetivas entre mães e recém-nascidos a termo e pré-termo.

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Relações afetivas entre mães e recém-nascidos a termo e pré-termo:
variáveis sociais e perinatais.

O trabalho objetivou analisar as primeiras relações afetivas entre mães de recémnascidos a termoe pré-termo na Maternidade do Hospital Universitário/UFAL, verificar as diferenças na relação afetiva entre esses dois grupos de mães e a importância do contato físico para a formação dessa primeirarelação.
O parto é um momento relevante para a formação do vínculo mãe-bebê. Os cuidados perinatais hospitalares influenciam essa relação. Uma das práticas questionadas diz espeito à utilização daanestesia no parto. O período de tempo para a formação do apego íntimo e recompensador varia de pais para filhos. O melhor recurso para adquirir o papel de pai ou mãe é a liberdade deconhecer a simesmo, seguindo as próprias inclinações, e o bebê sinaliza se o caminho está certo ou não. É um longo caminho que os pais percorrem para estabelecer uma ligação afetiva sólida com seus filhos. Sendo assim,a chegada de um bebê pré-termo constitui uma quebra nesse processo, repercutindo de forma significativa no relacionamento de pais e filho.
Um fato importante para a relação afetiva mãe-bebê é omomento em que o feto mexe pela primeira vez. Os movimentos do feto desde a décima segunda semana são precoces, bruscos em flexões e extensões, contudo a mãe só sente os movimentos do filho mais tarde e aaceitação dessa percepção é o reconhecimento da realidade do filho.
Foi realizado um trabalho na UTI neonatal e na maternidade Dr. Mariano Teixeira do Hospital Universitário da Universidade Federalde Alagoas/UFAL. Participaram do estudo 28 mulheres (e seus bebês). Destas, 18 eram mães de recém-nascidos a termo (RNT) e 10 de recém-nascidos pré-termo (RNPT).
Na observação do comportamento dasmães na UTI neonatal obtivemos informações importantes sobre a relação afetiva dos dois grupos (mães de RNT e RNPT). As mães de RNT observadas no alojamento conjunto colocavam os seus bebês na cama,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recem nato pré/a/pós termo
  • Sistematização da assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal: o cuidado ao...
  • Avaliação dos parâmetros fisiológicos em recém nascidos pré-termo em ventilação mecânica após procedimentos de fisioterapia...
  • O uso da sucção não nutritiva no alivio da dor no recém nascido pré termo, durante as punções...
  • A influencia do tempo de internação na habilidade motora em recém-nascidos pré-termos de 3 a 6 meses de idade...
  • RELACOES AFETIVAS MAES E RN
  • Sucção nutritiva em rn pré-termo: uma relevancia com mães usuárias de drogas
  • cuidados com RN pré termo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!