relação

Páginas: 9 (2187 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014

lação da Psicologia com a Física
Física e Psicologia é a denominação de uma linha de pesquisa de carácter interdisciplinar relacionada à natureza da realidade nos seus aspectos ontológicos e epistemológicos.
Entre os principais temas de pesquisa associados estão a energia física e psíquica, a causalidade e o finalismo, a si cronicidade e a temporalidade, estando estreitamente ligada àPsicologia Analítica desde que o médico psicoterapeuta Carl Gustav Jung iniciou diálogo científico com o físico quântico Wolfgang Pauli, na primeira metade do século XX. A Física e Psicologia estabelecem como um ramo da psicologia analítica porque tem-se mostrado um meio eficaz de estudar as correspondências entre os fenómenos internos e externos ao seres (Rocha Filho, 2007).
Alguns dos principaisescritores contemporâneos desta linha de pesquisa são Ken Wilber, Stanislav Grof e Pierre Weil, pelo viés da Psicologia Transpessoal, Carlos António Fragoso Guimarães e João Bernardes da Rocha Filho, pelo viés da Psicologia Analítica, e Anderson Lupo Nunes e Cláudia Helena Santiago Lisboa Nunes, com uma abordagem mais histórica. Cursos de especialização em Psicologia Transpessoal e PsicologiaAnalítica costumam incluir uma disciplina específica desta linha de pesquisa.

















IV

Alguns aspectos sobre a Psicologia
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:
Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quaisregem as outras ciências: ela busca um conhecimento objectivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objecto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
Comportamento é a actividade observável (de forma internaou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar,tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objecto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamentoo alvo principal dessa descrição, explicação e previsão (mesmo as novas técnicas visuais da neurociência que permitem visualizar o funcionamento do cérebro não permitem a visualização dos processos mentais, mas somente de seus correlatos fisiológicos, ou seja, daquilo que acontece no organismo enquanto os processos mentais se desenrolam). Descrever o comportamento de um indivíduo significa, emprimeiro lugar, o desenvolvimento de métodos de observação e análise que sejam o mais possível objectivos e em seguida a utilização desses métodos para o levantamento de dados confiáveis. A observação e a análise do comportamento podem ocorrer em diferentes níveis - desde complexos padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reacção de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual. Aintrospecção é uma forma especial de observação (ver mais abaixo o estruturalismo). A partir daquilo que foi observado o psicólogo procura explicar, esclarecer o comportamento. A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de factores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relaçao
  • Relação
  • relaçao
  • relação
  • Relação
  • relação
  • relação
  • relaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!