Relação terapeutica para tcc

Páginas: 15 (3680 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
Alguns tópicos da relação terapêutica
na visão da Terapia Cognitivo-Comportamental


Várias das características das relações terapêuticas adequadas são compartilhadas entre a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapias Psicanalítica e Centrada no Cliente e outras formas comuns de psicoterapia. Esses atributos incluem compreensão, gentileza, a capacidade de gerar confiança e demonstrarserenidade sob pressão (Wright, Basco e Thase, 2008).
Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos relevantes da relação terapêutica, a saber, a empatia, a aceitação incondicional do cliente e as relações transferenciais, contratransferenciais e o empirismo colaborativo.

Empatia:


De acordo com a proposta Cognitivista (Beck, citado por Abreu e Roso, 2003), não é a situação ou ocontexto que determinam o que as pessoas sentem, e sim o modo como elas interpretam – e pensam - os fatos em uma dada circunstância.
Neste sentido, temos que considerar que a realidade, como é concebida pelo cliente, é construída subjetivamente, isto é depende de como o sujeito construiu sua rede de significados, a partir de sua percepção desta realidade.
Quando o cliente apresenta uma crençaconsiderada bizarra (como o fato de o namorado não retornar um telefonema ser interpretado pala namorada como sinal de falta de amor), é necessário investigar, na história do cliente, como ele construiu o raciocínio que fundamenta esta crença.
Como exemplo, vou relatar minhas observações sobre o ciúme (Ramos, 1998). Assim, pode-se afirmar que, através das razões indicadas pelo cliente para o seuciúme, é possível identificar a lógica do seu raciocínio. Tomando-se como referência a leitura que ele faz dos fatos, conclui-se, logicamente, que, no lugar dele, outra pessoa também sentiria ciúme.
O pensamento ilógico atribuído à interferência do afeto no processamento da informação, se analisado a partir do referencial do cliente, revelará uma ordenação lógica dos argumentos que fundamenta oraciocínio do ciumento.
Por conseguinte, pode-se admitir que, quando o indivíduo tenta explicitar as causas do seu sentimento de ciúme, ele o faz através da construção de um discurso baseado em premissas e conclusão. Ele estabelece premissas e chega à conclusão de que essas premissas provocaram o ciúme, justificando as manifestações desse sentimento.
Pode-se dizer, então, que a explicação dessecliente é lógico-racional. A organização de uma premissa pode ser diferente, mas será sempre lógica, e o que mantém essa lógica ou, em outras palavras, o que dá sentido a essa lógica, é a interação afeto-cognição.
O recurso capaz de revelar esta lógica interna do paciente é a empatia.
A empatia pode ser definida como o entendimento do ponto de vista do cliente e sua visão de mundo (Isolan, Pheua eCordioli, 2008). Segundo Strocchi (2004), é uma necessidade de compreender o outro em profundidade.
De acordo com a orientação cognitivo-comportamental, a empatia envolve a capacidade de colocar-se no lugar do cliente de modo a ser capaz de intuir o que ele está sentindo e pensando, e, ao mesmo tempo, manter a objetividade para discernir possíveis distorções, raciocínio “ilógico” ou comportamentodesadaptativo, que possam estar contribuindo para o problema (Wright, Basco e Thase, 2008). Como ressalta Beck, Rush, Shaw e Emery (1997), é preciso que o terapeuta seja capaz de entender como o cliente estrutura e reage a determinados eventos,
Deste modo, com base na compreensão da lógica do cliente, obtida através da empatia, teremos condição de realizarmos a reestruturação cognitiva e amudança de seu comportamento.





Aceitação incondicional do cliente:


Um dos conceitos mais controversos propostos por Carl Rogers é a aceitação incondicional, que se refere ao amor e aceitação completos de um indivíduo por outra pessoa, como dos pais pelo filho, sem a imposição de condições (Gerrig e Zimbardo, 2005).
Este conceito soava para mim como ingênuo, tolo e inútil, até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação terapeutica
  • Relação terapeutica
  • relação terapeutica
  • Relação terapêutica
  • relação terapeutica
  • Relação terapêutica
  • relação terapeutica
  • Comunicação terapêutica- a relação de ajuda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!