relação sindical

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
As leis trabalhistas brasileiras são conhecidas por serem protetoras da classe trabalhadora, porém mesmo com toda essa proteção, ainda se está muito longe de se mudar uma realidade de injustiça quepermeia a classe trabalhadora brasileira. Tem-se ainda vivido a realidade dos patrões que não registram seus empregados, que fraudam situações, agem com ameaçam por serem a parte mais forte.  Anecessidade de reunir as normas trabalhistas em um único código abriu espaço para a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943. Entre os anos 1940 e 1953, a classe operária duplicou seucontingente. Aos poucos, também iam nascendo os sindicatos rurais. As relações entre patrão e empregado, nesta nova sociedade, são mais democráticas, mais igualitárias e menos autoritárias dá-se maisliberdade de trabalho e criação ao empregado. É respeitada a maneira como cada qual trabalha, cria e produz. A hierarquia sofreu um achatamento, onde as decisões envolvem os interesses de todos. Todos sãoresponsáveis pelo bom andamento dos negócios da empresa.

É muito importante que o empresário tenha conhecimento da Convenção coletiva de trabalho, eis que é ela que fixa as regras especiaisentre empregadores e empregados determinada categoria profissional, ela é vital nas relações entre patrões e empregados.
Convenção coletiva de trabalho, ou CCT, é um ato jurídico pactuado entresindicatos de empregadores e de empregados para o estabelecimento de regras nas relações de trabalho em todo o âmbito das respectivas categorias econômica e profissional.
Diferentemente dos acordoscoletivos, os efeitos das Convenções não se limitam apenas às empresas acordantes e seus empregados.
Uma convenção coletiva de trabalho acaba determinando obrigações e direitos para as partes, que devem serrespeitadas durante sua vigência. Ressalta-se que suas cláusulas não podem ferir direitos previstos na legislação, sob pena de nulidade.
            O gestor devidamente qualificado e preparado tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PRINCIPIO DA UNICIDADE SINDICAL E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
  • sindicais
  • SINDICAL
  • sindical
  • Liberdade sindical: dimensões da liberdade sindical
  • Unicidade sindical x liberdade sindical
  • Contribuição sindical
  • Liberdade Sindical

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!