Relação interpessoal

Páginas: 9 (2247 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A EMPRESA E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 5
2.2 A EMPRESA E OS CANAIS FORMAIS DE COMUNICAÇÃO 6
2.3 A EMPRESA E OS CANAIS INFORMAIS DE COMUNICAÇÃO 6
2.4 A EMPRESA E O PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

De acordo com Matos (2009), a cada dia que passa acomunicação assume um papel fundamental para a melhoria da qualidade do trabalho dentro das organizações. Ela passa a ser “a responsável pela formação da imagem institucional, o que é considerado pelos grandes gurus do marketing como o principal patrimônio de uma empresa, uma entidade e até mesmo de um profissional” (MATOS, 2009, p. 60). A comunicação empresarial tornou-se tão importante que hoje, umaorganização que possui um processo de comunicação bem articulado, tem com certeza um enorme diferencial de competitividade.
São perceptíveis as constantes transformações que as empresas têm sofrido - objetivando permanecerem no mercado e ampliar seus negócios. Assim, a presença de um processo de comunicação bem articulado é de suma importância e cada vez mais as grandes organizaçõestomam consciência disso. Hoje inúmeros sistemas têm sido implantados dentro das organizações para ajudar e dar suporte nesse processo de comunicação colaborando com todos que fazem parte da empresa. Segundo Matos (2009, p. 66):

“A empresa deve investir para ser bem informada e para bem informar a opinião pública e o seu público específico sobre tudo o que envolve a sua atuação,seus produtos e serviços. A abertura para a comunicação – falar, ouvir, e dar feedback – deve estar incorporada à cultura da empresa. Não podemos nunca esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal elemento.”

Acreditamos assim, que a comunicação é um fator primordial em nossas vidas e indispensável dentro das organizações. Assim, devemosconcordar que numa organização em que não existe um processo comunicação bem definido, vários são os problemas que podem ocorrer: funcionários desmotivados, perda da confiança entre fornecedores, perda de clientes por insatisfação, tudo isso por não existir uma comunicação interna e externa que possa saciar anseios tão normais na rotina empresarial. Deste modo, podemos concordar com Matos (2009, p.78) quando diz que “com um bom plano de comunicação empresarial, que leve em consideração a realidade cultural e organizacional da empresa, um ambiente de desânimo e desinteresse pode ser transformado em uma realidade dinâmica e participativa.”
O processo de comunicação deve ser desenvolvido de forma clara e objetiva permitindo que o receptor receba a mensagem com a maior veracidadepossível. Sabemos que na comunicação podem existir inúmeras barreiras que desviam a mensagem, devemos, entretanto, driblá-las de maneira a fazer o melhor possível para que a mensagem chegue ao seu destino com a devida precisão.
É constante nos deparamos com empresas que possuem produtos de qualidade, mas que pecam em não possuir um sistema de comunicação eficiente – o que, obviamenteimplica em perda da produtividade.
Por outro lado, podemos perceber que hoje, as melhores empresas têm passado constantemente por modificações e apresentando um processo de comunicação cada vez melhor. Entretanto, é perceptível que mesmo com todo esse avanço ainda existem muitas organizações de grande porte que não possuem nenhum processo de comunicação empresarial definido eencontram dificuldade para planejar um processo de comunicação que venha a colaborar com a organização.
Assim, é valido finalizar com as palavras de Matos (2009), quando diz que:

“Da mesma forma que a falta de comunicação leva o ser humano ao isolamento estéril e à alienação, para a empresa ela representa a perda de competitividade, de produtividade e de qualidade. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação Interpessoal
  • Relacao interpessoal
  • Relação interpessoal
  • Relação Interpessoais
  • relaçao interpessoal
  • Relação interpessoal
  • Relação interpessoais
  • Relação entre interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!