Relação filme tempos modernos e taylor e fayol

Páginas: 12 (2801 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
Tempos Modernos - Charles Spencer Chaplin
Chaplin e o cinema mundial

A história da mais nova das artes começa no dia 28 de dezembro de 1895, em Paris, no Grand Café do Boulevard des Capucines. Ali os irmãos Auguste e Louis Lumière, exibiram filmes curtos e simples como A Chegada de um Trem à Estação de Ciotat, sucesso imediato, todavia os Lumière não poderiam ficar exibindo sempre a mesma‘fotografia animada’.

Os criadores da sétima arte não creram no futuro econômico do cinema, pensaram que aquilo seria apenas atração passageira. ‘O teatro, sempre seria líder na preferência dos homens’. O americano Thomas Alva Edison, ao contrário dos pais do cinema, via na nova descoberta grandes possibilidades financeiras, começando assim a explorá-las, e em 29 de abril de 1896, fazia a primeiraexibição em Nova Iorque.

E no Brasil? Apenas seis meses após a estréia parisiense, no dia 08 de julho de 1896, no centro do Rio de Janeiro. Tanto em Nova Iorque como no Rio de Janeiro, O vivo demônio crescia, mas Paris continuava sendo sua capital, onde os irmãos Lumière continuaram exibindo sua invenção. Não se preocuparam com a observação do público, 18 meses depois, os espectadoresabandonaram o Cinematógrafo. Nos Estados Unidos, Thomas Edison se mostrava favorável às teses de uma aproximação do Teatro e da História. Nesta época os exibidores compravam alguns filmes, juntavam sua palhafernária e saiam pelas cidades, em todo mundo esta cena era igual, e o Brasil não fugiu a regra, mais ou menos como em Bye Bye Brasil de Carlos Diegues. O primeiro cinema fixo surgiu em Los Angeles onde,anos depois, viria a ser o maior centro de produção cinematográfica do mundo: Hollywood.

Na Europa a preocupação não era exibir para grandes multidões, os produtores buscavam um público eletizado, dado a esta ideologia, entre 1907-1908 se comentava que o cinema estava prestes a perecer.

Em 1907, no Rio de Janeiro usando um Jeitinho Brasileiro, Francisco Serrador inovou com uma série defilmes falantes, os artistas eram filmados cantando, na exibição se escondiam do público e soltavam a voz, numa espécie de ventriloquismo davam impressão de um cinema "cantado", isto 20 anos antes da criação do cinema falado.

Eis a primeira estrela milionária do cinema: Max Linder, brilhou em solo francês, participou de vários filmes, considerado por muitos um mestre da comédia – valendo tantoquanto Charles Chaplin. Embora Linder tenha brilhado na França, a constelação nasceria mesmo no escaldante solo Hollywoodiano.

Um tanto louco e com demasiada liberdade, Mack Sennet apostava na comédia, descobrindo nela diversos talentos, como Mabel Normand (1894-1930). As intermináveis perseguições policiais ridicularizadas por Sennet fizeram-no um dos Reis da Comédia.

No dia 02 de fevereiro de1914, na equipe de Mack Sennet, surgiu Charles Chaplin, no filme Ganhando a Vida.

Os acontecimentos históricos e econômicos, como sempre voltariam a mudar o rumo da História, dando também ao cinema rumos diferentes. A primeira guerra mundial (1914) marcaria o declínio do cinema europeu e a definitiva supremacia americana, a Europa na guerra sangrava enquanto o cinema na América prosperava.Brasil, 1915, A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo e Lucíola, de José de Alencar, foram às telas pelas mão do pioneiro Antônio Leal, possivelmente uma das primeiras tentativas de industrialização do cinema brasileiro.

Em 1917, Chaplin assinava um contrato no valor de um milhão de dólares e até 1920 realizaria alguns filmes notáveis como Vida de Cachorro e Ombro Armas!, ambos de 1918.Vieram os anos 20, com prodigiosas explosões de talentos no cinema europeu, e consolidação de posições no americano. O Brasil continuava vivendo de esforços isolados, o que levou a publicação em 07 de maio de 1921 do artigo A Arte Cinematográfica no Brasil, de Amador Santelmo onde afirmava: "Na indústria do filme, o Brasil ainda dorme envolto em faixas, sem saber balbuciar uma palavra e no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação Do Filme Tempos Modernos Com Teoria Ciêntífica de Taylor
  • Principios de Taylor no filme Tempos Modernos
  • TEORIA DE TAYLOR E O FILME TEMPOS MODERNOS
  • Relação entre o filme Tempos Modernos e a economia
  • Ideias De Fayol Em Rela O Ao Filme Tempos Modernos
  • Taylor e Chaplin
  • Os 4 Princ Pios De Taylor No Filme Tempos Modernos
  • Relacionando o filme "Tempos modernos" com a teoria aplicada de Taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!