Relação existente entre a filosofia e o serviço social

Páginas: 12 (2920 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distancia
Curso de Serviço Social

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Desafio de aprendizagem

Profª. Ma. Mariciane Mores Nunes

Ensaio

Catia Rejane Costa De Mello RA 2054021485

Jeane Gislon de Menezes RA 4129003923

Schelen Scherer de Freitas RA 2053001072

Tânia Mara Canto da Rosa RA 2032931155

Rio Grande2010
Relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social

Catia Rejane Costa De Mello
Jeane Gislon de Menezes
Schelen Scherer de Freitas
Tânia Mara Canto da Rosa

Resumo: Opresente artigo visa abordar a conexão existente entre a filosofia e o serviço social, a contribuição que a filosofia pôde dar ao Serviço Social foi a utilização do método dialético, da qual podemos analisar os fenômenos sociais de forma não isolada, tendo em mente que sempre um acontecimento é fruto de múltiplas determinações. O método dialético é herança da filosofiaMarxista que o Serviço Social passou a adotar a partir da década de 80 em seu movimento de reconceituação.

Abstract: The present article aims to approach the connection between philosophy and Social Service, the contribution that philosophy could give to the Social Service was the utilization of dialectical method, which we can analyze the social phenomena in a non-isolated way, bearing inmind that whenever an event is the result of multiple determinations. The dialectical method is the legacy of Marxist philosophy that Social Service adopted as from 80th decade on its movement of reconceptualization.
Ouvir
Ler foneticamente

Palavras Chave: Filosofia; Serviço Social; Homem; Conhecimento

Muitas vezes ouve-se ou lê-se a palavra filosofia, pensando-se tentarentender o alcance desta. Muitos acham que filosofia se restringe nas teorias, métodos, mitos, religião, arte e outros. O que se deve ter em mente, é que a filosofia abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia e desde que nasce, está cercado de regras, conceitos e valores tradicionais, muitas vezes não tem a capacidade de decifrar, explicar costumes oumaneiras de agir. Admite-se então, a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que se possui. Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogar nosso conhecimento. Para cada um a filosofia traz um sentido. E Essa tem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora dohomem, isso normalmente não é o interesse da classe dominante e da sociedade, o desbanalizar o banal do mundo em que, resulte o risco de gerar controvérsias sobre as verdades já ditas. Sabe-se que existe e existiram seres humanos que tiveram a ousadia de ir além, de quebrar conceitos pré-estabelecidos, paradigmas, abrir as correntes e sair da caverna e muitas vezes pagaram pelo preço de pensar,duvidar, questionar com sua própria vida. O objetivo mais importante é questionar-se, buscar conhecimento de si próprio, refletir sobre o que se faz neste mundo, qual a nossa posição no universo e escolher em lutar por uma verdade ou por uma utopia.

“A filosofia é o espanto e a admiração para com o mundo, para com a natureza, ela é de certo modo, a forma pelaqual alguns humanos se espantam com a realidade, principalmente com a realidade comum com aquilo que é o banal”. (Aristóteles)

Vivemos sob constante influência da tecnologia das telecomunicações, da informática, fazendo com que crianças e adultos não se interessem por possibilidades além das banalidades rotineiras; ao ponto de não se importarem em buscar um sentido para suas vidas, almejando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAÇAO DA FILOSOFIA E SERVIÇO SOCIAL
  • A relação entre filosofia e serviço social
  • Relacao entre filosofia e servico social
  • A relação da filosofia com o serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • A relação da psicologia com o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!