Relação escola e comunidade

Páginas: 8 (1971 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA





RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE





2011

INTRODUÇÃO

O trabalho refere-se a investigação na escola, realizando a caracterização e o contexto em que a mesma situa-se, expondo o conceito da relação escola/comunidade e suas implicações, de que forma se estrutura a escola, qual ofuncionamento. Esse trabalho tem como objetivo promover a vivência nos espaços educativos e a melhor compreensão da prática pedagógica aproximando-se da realidade escolar e unindo a teoria à prática. Partindo primeiro para a visita à escola, solicitando permissão para o desenvolvimento dessa prática, sendo escolhida a Emei Padre Zezinho, uma escola de educação infantil na rede municipal da cidade dePasso Fundo, para realizar as visitas e contextualização da mesma, bem como observar o grupo de trabalho e interação com a comunidade. Sendo a apresentação desse, em um texto corrido sobre o tema da relação escola/comunidade apontando conceitos de comunidade e sociedade, suas características, fazendo uma análise da família como eixo principal dessa relação e como deve ser o processo dedemocratização na escola.



2 . AS RELAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE E A COMUNIDADE ESCOLAR

Comunidade significa um grupo mais coeso cultural e geograficamente, um grupo mais próximo (menor) no qual convivemos, como por exemplo a família, amigos e escola. As comunidades apresentam relações de parentesco, amizade, podendo ter vínculos profissionais ou de vizinhança. Possuem bases: territorial-geográfica, comunitária- emoção, comunalidade- semelhanças e tribos.
A sociedade é mais ampla no qual se baseiam as normas e regras de convivência, no entanto as normas sociais na comunidade eram estabelecidas mediadas e colocadas em prática pelas tradições pelos hábitos, pelos costumes, pela religião e pela oralidade. Na sociedade o conjunto humano e social mais complexo, as pessoas se relacionam por leise regras mais formalizadas. O papel da família na articulação entre comunidade-escola é o de que faz a ponte entre ambos existir a confiança, o diálogo e a colaboração. A instituição familiar apresenta-se como o principal núcleo da socialização, a escola, a escola precisa estar atenta e compreender essa instituição e sua dinâmica, e assim poderá melhorar a ação educativa levando em conta arealidade dos alunos. Os valores familiares entram na escola divergentes ou em sintonia com os valores da escola, sendo que a criança possui a herança familiar, mas também a escolar e a fusão dessas que socializam e preparam para o convívio em sociedade. A criança recebe os primeiros ensinamentos e princípios do mundo na família, e que irão se fazer presente ao longo de sua vida.
A família torna-se umainstituição socializadora, introduz as novas gerações no mundo fazendo uma adaptação dos mesmos no mundo. Também é responsável pelo contato e experiências cotidianas, pela educação moral servindo como exemplo para os filhos, a educação religiosa é compartilhada com instituições religiosas, a formação profissional de acordo com os filhos e orientação vocacional. A família deve proporciona r o lazere tempo para os filhos, a educação política deve ser orientada através de informações, discussão e leituras para a construção do senso crítico a respeito das coisas.
Os fatores que devem ser considerados na aproximação entre escola-

comunidade são os de considerar a realidade na qual as famílias e a comunidade vivem. A escola pode fazer visitas em loco, realizando encontros de formação,reuniões, promoções e eventos de integração das mesmas, e a escola deve ser receptiva e deixar de lado a postura autoritária. A comunidade escolar é composta por grupos internos da escola(diretores,equipe escolar e estudantes) e externos( pais,comunidade, associações, empresas, ongs).Esses membros podem ter participação direta e indiretamente no cotidiano ou em atividades escolares, a intensidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação escola e comunidade
  • Relação entre a escola e a comunidade?
  • Relação escola e comunidade
  • Relação entre comunidade e escola
  • RELAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE
  • Relação escola comunidade
  • Relação entre escola e comunidade
  • Relação entre comunidade e escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!