Relação entre o planejamento urbano e a questão ambiental na cidade londrina

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
RELAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO URBANO E A QUESTÃO AMBIENTAL NA CIDADE

Com o crescimento dos centros urbanos brasileiros ocorrendo de forma contínua e acelerada, muitas das áreas que seriam de preservação permanente, foram sendo ocupadas de modo irregular, trazendo consigo uma elevada taxa de degradação destes locais.
A urbanização acelerada é uma imagem direta do capitalismo, onde os meios deprodução e desenvolvimento dos espaços urbanos, sofreram grande intensificação no século XX, e o governo brasileiro adota uma política de crescimento econômico favorável ao capitalismo, provocando grandes transformações e impactos, e assim as cidades passam a sofrer novos processos, mudando toda sua paisagem natural, de forma direta, principalmente pelas ações do homem através do trabalho que semultiplica de forma acelerada e desordenada.
Todo esse processo de aceleração das cidades se deve principalmente ao processo conhecido como êxodo rural, onde com a modernização do campo, ou seja, a mecanização agrícola, começam a existir um excedente de mão-de-obra, diminuindo a oportunidade de trabalho, e com o desenvolvimento das industrias, ocorre um processo de esvaziamento dessas áreasrurais de maneira forçosa para as cidades, pelas oportunidades e atrativos como, empregos em indústrias, no comércio, buscando assim melhores possibilidades, e também acessos aos serviços de saúde e educação e conseqüentemente melhores remunerações.
Porem esse processo vai causar as chamadas implicações nas áreas urbanas. As cidades começam a sofrer inúmeros problemas socioambientais, como amultiplicação de bairros com infra-estrutura deficiente, habitações situadas em áreas de risco e alterações nos sistemas naturais.
Surge então o fenômeno chamado de metropolização e expansão das grandes e médias cidades no país, trazendo consigo todos os problemas sociais e ambientais inerentes à produção capitalista do espaço urbano.
O crescimento acelerado ocasiona então a proliferação de bairrosclandestinos, geralmente em áreas públicas ou de risco à população, e a favelização daqueles que não possuíam recursos suficientes para obter a casa própria, acentuando a desigualdade econômica e social nos centros urbanos.
O aumento no numero de pessoas e do capital circulante nas cidades, fazem com que as terras se tornem cada vez mais procuradas fazendo a estrutura imobiliária urbana se tornarum excelente negócio.
O zoneamento passa a ser então o instrumento de planejamento urbano mais difundido no Brasil, sendo sua prática de caráter fundamentalmente econômico, muito mais acostumado às variações do mercado imobiliário, do que aos problemas socioambientais das cidades.
Todo esse processo, faz com que as cidades se tornem grandes mercadorias de compra e venda, sendo esse crescimentodeterminado pelo parcelamento do solo em forma de loteamento, ou seja, através dos empreendimentos habitacionais, que crescem indiscriminadamente.
Com a valorização das terras publicas, essas tornam-se cada vez mais escassas, devido ao processo chamado de especulação imobiliária, que valoriza imóveis próximos de áreas com infra estrutura adequada.
Devido a grande concentração de vazios urbanos,ocasionado pelas construtoras, que adquirem terras em áreas “estratégicas” e conseqüentemente esperam a valorização dessas áreas, a população de baixa renda se vê forçada a ocupar áreas mais afastadas, surgindo os loteamentos periféricos, ou “loteamentos pobres” que são localizados em áreas sem infra estrutura adequada, quando muitas vezes essa população não ocupam áreas de fundo de vales ouencostas, crescendo a ocupação em áreas de riscos, devido a ineficiência das políticas publicas.
A falta de um planejamento, acaba ocasionando alem de danos ambientais, ao processo chamado de especulação imobiliária, que acaba sendo nada mais que, guardar algo na esperança de realizar uma vantagem assim que surgir a necessidade de lucro, quando o valor a ser recebido, acaba sendo muito superior ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento urbano da cidade de inhambupe
  • O PLANEJAMENTO URBANO E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL URBANO
  • PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL ATIVIDADE
  • Planejamento ambiental urbano e rural
  • PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL
  • Resenha PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL NAS MUNICIPALIDADES: DA CIDADE À SUSTENTABILIDADE, DA LEI À REALIDADE.
  • Gestão ambiental planejamento urbano
  • Planejamento urbano ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!