relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
UNESA - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ALCÂNTARA






Relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo











Alunos: Alan Mothé - 201403159191
Érica Ferreira - 201402448317
Osías Raphael Carvalho - 201401418651
Thays Diniz - 201401418171
Vanessa Lima - 201402448351
Andressa Almeida - 201401035728





São Gonçalo
25 demaio de 2014

Introdução


Com o fervor do capitalismo e o amplo desenvolvimento das ciências no Renascimento Cultural, surge a sociologia, marcada pelo estudo da sociedade, que tinha preocupação nas relações de um grupo com o mundo em uma determinada perspectiva. Através de uma racionalidade investigativa que se mantinha livre de tradições morais e religiosas. O capitalismo fez com que asciências sociais passassem a ser usadas para construir um conhecimento necessário à dominação.


A sociologia surgiu como ciência somente nos séculos XIX, influenciados direto ou indiretamente por vários acontecimentos importantes que aconteceram na Europa do século XV até o século XVIII. Entre eles estão: As grandes navegações, o Renascimento, a Reforma Protestante, a Revolução Industrial, aRevolução Francesa e o Iluminismo.
As grandes navegações contribuíram para os europeus ampliarem o seu conhecimento, contribuiu também para o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento dos estados nacionais.
O Renascimento dá ao homem maior valorização, o divino perde forças para o uso da razão. Já se começa a questionar e a criticar o poder político dos reis, a natureza divina dos monarcas, oprivilégio dos nobres e do clero
a Reforma Protestante veio por em dúvida várias questões impostas pela igreja, que durante a idade média tinha um poder muito grande, quase que inquestionável. Os protestantes faziam criticas a venda de cargos eclesiásticos, o luxo e a riqueza que desfrutavam os membros do alto clero.
Mas o processo de transformação da vida social, econômica e política europeiavieram aflorar mesmo com a Revolução Industrial que já acontecia na Inglaterra. Os burgueses passaram a ter papel de destaque na economia, mas o clero e a nobreza impediam sua participação direta na política. Os burgueses se apoiaram nas ideias iluministas que surgiram com a Revolução Francesa.
No final do século XVIII, a França vivia uma grave crise econômica, a sociedade francesa era divididaem três classes, a terceira classe formada pela burguesia e pelos trabalhadores do campo e das cidades que iniciaram a revolução. O feudalismo foi abolido definitivamente já no início da revolução. Esse acontecimento foi de fundamental importância para mobilizar os trabalhadores pobres das cidades europeias.
A Revolução Industrial trouxe muitos problemas que até então não existiam e que atingiramdiretamente a maioria mais pobre da população. As cidades sofreram profundas transformações, a industrialização abriu novas fontes de emprego, atraindo a população rural. Á medida que as cidades cresciam a população era obrigada a morar em bairros distantes, sem saneamento básico, iluminação e serviços públicos, ocorreu também um aumento da violência, prostituição, criminalidade, epidemias devárias doenças e muitos outros casos. Os trabalhadores das indústrias eram submetidos a trabalhos explorados, com uma carga horária cada vez maior, os salários pagos eram cada vez mais baixos.
É nesse momento da história que a sociologia surge como ciência, com o objetivo de analisar esses problemas, visando compreender, melhorar ou até saná-los. Os ideais do positivismo foram tidos como principalcorrente ideológica responsável pela explicação da realidade e favorecia ao pensamento conservador, onde sua principal preocupação era o resgate da ordem social.
O capitalismo, diferentemente da sociologia, se iniciou no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nascimento e desenvolvimento da sociologia e do capitalismo
  • Relação entre desenvolvimento econômico e tecnologia, no Capitalismo.
  • desenvolvimento do capitalismo
  • Desenvolvimento da sociologia
  • desenvolvimento da sociologia
  • Sociologia do desenvolvimento
  • O desenvolvimento da sociologia
  • desenvolvimento da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!