Relação entre o Belo e a Arte

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
 RELAÇÃO ENTRE O BELO E A ARTE

No pensamento medieval de São Tomas Aquino todas as coisas belas e verdadeiras são criadaspor Deus, o sentido ultimo das coisas é sempre dado pelo divino. As coisas só nos são inteligíveis, criadas por Deus, pois possuem a luz, a claridade ou aluminosidade que se expande no pensar por ter Deus no interior das coisas, sendo essa luz interna que torna as coisas apreensíveis às pessoas tornando- se visíveis para o olhohumano.
Dizia que” a especiosidade ou beleza tem semelhança com os próprios do Filho, Pois três condições exigem beleza: a integridade ou perfeição; donde vem ascousas mesquinhas são pro isso mesmo feias. A proporção devida ou consonância. E, por fim, o esplendor, que nos leva a chamarmos belas às cousas de coloridobrilhante” (Iª parte, q. 39, a 5, resp). Contudo, Tomas busca a razão das coisas nas próprias coisas, procurando na proporção, cor ou luz, sendo que “ a verdade lógica nãoestá nas coisas nem sequer no mero intelecto, mas na adequação entre a coisa e o intelecto”.
Sendo assim, para Aquino o belo vem das coisas sensíveis, da naturezade ser uma arte. A beleza humana vem da expressão do espirito, e, nas criaturas, a beleza resulta da luminosidade da alma feita à imagem e a semelhança de Deus.BIBLIOGRAFIA
AQUINO, Tomas de. Suma Teologica. Tradução Alexandre Corrêa, organização Rovílio costa e Luis A. De Boni, introdução MartinGrabmann.2 ed. Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, livraria Sulina Editora; Caxias do Sul, 1980. (Edição Biligue, 10v.).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Arte e o Belo
  • O belo e a arte
  • Belo na arte
  • Relação entre as artes
  • O belo e arte no pensamento medieval
  • Conceito estético do belo nas artes
  • Relação entre artes e multimedia
  • relação entre beleza e artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!