RELAÇÃO ENTRE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
RELAÇÃO ENTRE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


A referida Revolução Industrial fez com que houvesse um aumento na produção de mercadorias. A medidaque a produção aumentou, a necessidade por matérias-primas e mercado consumidor também cresceu de maneira proporcional. Tal combinação acelerou a política imperialista de meados do século XIX(neocolonialismo), quando as potências europeias buscaram conquistar territórios na África e na Ásia em busca de matérias-primas e mercado consumidor.
A chamada corrida imperialista gerouconflitos entre as potências europeias e tais conflitos causaram a primeira guerra mundial na história da humanidade. Lembrando que a Primeira Guerra Mundial também teve outra causa: a disputa porterritórios dentro da própria Europa. Foram os chamados movimentos nacionalistas. A Sérvia queria formar a Grande Sérvia, havia também o pan-eslavismo, o pan-germanismo e o revanchismo francêspara cima dos alemães com o objetivo de reconquistar a região da Alsácia e Lorena, rica em carvão e ferro, tomada pelos alemães na Guerra Franco-Prussiana.

Com a Revolução Industrial asindústrias precisavam cada vez mais de: Matéria-prima barata e Mercado Consumidor, lembrando que a Revolução inicia-se na Inglaterra em meados do século XVIII, devido à acumulação de capital feitapor esse país durante a Idade Moderna, à oferta de mão-de-obra barata e às reservas naturais de ferro e carvão. Logo essa industrialização espalha-se por outras nações aumentando a busca pormatéria-prima e mercados consumidores, essa busca justificada pela "civilização" dos países não industrializados chamamos de Corrida Imperialista. No final do século XIX e início do século XX asdisputas coloniais vão se intensificar, ocasionando o choque entre as potências imperialistas, acirrando a tensão internacional que culmina com a Primeira Grande Guerra Mundial.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A segunda revolução industrial
  • ARQUITETURA E SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • segunda revoluçao industrial
  • Segunda revolução industrial
  • segunda revolução industrial
  • Segunda revoluçao industrial
  • Segunda Revolução Industrial
  • Segunda revoluçao industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!