Relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida – idosos sedentários/idosos ativos

Páginas: 25 (6121 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Psicologia de exercício e Saúde
Santos, N. Conceição, M.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Departamento de Psicologia

Relação entre a prática de Atividade Física e a Qualidade de Vida – Idosos Sedentários/Idosos Ativos







Docente: Mário Pinto

Vila Real, 2 de Maio de 2012
Relação entre a prática de Atividade Física e a Qualidade de Vida –Idosos Sedentários/Idosos Ativos
Santos, N., Marinheira, C.

Notas dos autores
Este trabalho foi realizado, no âmbito da cadeira de Psicologia do Exercício e da Saúde, de forma a servir como complemento à avaliação da mesma.
Para a realização deste trabalho foi fundamental o apoio e ajuda do Dr. Mário Pinto, bem como de todas as pessoas que disponibilizaram uns minutos do seu tempo pararesponder assertivamente aos questionários que lhes foram colocados.
Um especial agradecimento ao Lar e casa de dia de Sanfins do Douro, pelo seu apoio e disponibilidade demonstrados na execução deste trabalho.

Para qualquer dúvida ou interesse em saber os resultados dos estudo é favor de contactar o aluno Nuno Santos (departamento de psicologia da UTAD), através do email nunofragaesantos@gmail.comou pelo telemóvel 915559751

Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer a relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida na terceira idade.
Foram selecionados 100 participantes, sendo que no total só foram analisados 70 casos, que se consideraram relevantes e que correspondiam realmente aos objetivos da investigação em questão.
A todos osparticipantes foram-lhes aplicados dois questionários. O primeiro questionário visava compreender até que ponto o participante é ou não uma pessoa ativa, o segundo questionário a ser aplicado foi o WHOQOL versão Breve, que visa obter informações relativas à qualidade de vida dos participantes.
Do um total de 70 participantes, 44 (62.9%) foram do sexo masculino e 26 (37.1%) do sexo feminino. Os resultadosobtidos ajudam a confirmar que idosos que tenham o hábito de praticar alguma atividade física responderam de forma mais positiva ao questionário de qualidade de vida, fundamentando a hipótese inicial de que a atividade física é um componente essencial para uma boa qualidade de vida.
Palavras-chave: Atividade física, Terceira Idade; Qualidade de Vida

Abstract
This article aims toestablish the relationship between physical activity and quality of life in old age.
We selected 100 participants, and in total only 70 cases were analyzed, which were considered relevant and \which actually corresponded to the objectives of the research in question.
Two questionnaires were applied to all participants. The first questionnaire was aimed at understanding the extent to which theparticipant is or, is not, an active person the second questionnaire to be applied was the WHOQOL brief version.
Of a total of 70 participants, 44 (62.9%) were male and 26 (37.1%) were female. The results help confirm that elderly people who have the habit of performing some physical activity responded more positively to the questionnaire of life quality, supporting the initial hypothesisthat physical activity is an essential component for a better life quality.
Keywords: Physical Activity, Elderly, Quality of Life


INTRODUÇÃO
A presente investigação foi elaborada no âmbito da unidade curricular de Psicologia do Exercício e Saúde, da licenciatura em Psicologia (1º ciclo) como parte da avaliação final da cadeira.
Ainvestigação será uma investigação correlacional qualitativa; correlacional na medida em que visa relacionar efeitos entre as variáveis independentes (V.I.) (Exercício físico/Não exercício físico) numa população idosa, na variável dependente (V.D.) (qualidade de vida), apreciar interações nos diferentes grupos perante a prática de atividade física, bem como diferenciar grupos (Idosos que praticam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA PARA O IDOSO
  • benefícios da atividade física na saúde e qualidade de vida do idoso
  • Influências da prática de atividades físicas na terceira idade: estudo comparativo dos níveis de autonomia para...
  • VIDA ATIVA
  • Qualidade De Vida Entre Idosos Praticantes E N O Praticantes De Atividade Fisica
  • Envelhecimento saudável: benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida dos idosos.
  • Efeitos da atividade física para o aumento da saúde e qualidade de vida do público idoso.
  • ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS NO MUNICIPIO DE CHAPADINHA MARANHÃO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!