Relação entre repetência e expectativa materna acerca do futuro escolar de seus filhos

Páginas: 4 (867 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
RELAÇÃO ENTRE REPETÊNCIA E EXPECTATIVA MATERNA ACERCA DO FUTURO ESCOLAR DE SEUS FILHOS

VANIN, Andressa Ribeiro¹; DAMIANI, Magda Floriana²

¹ Bolsista de Iniciação Científica – FAE/UFPeldessavanin@gmail.com
² Bolsista de Produtividade CNPq – PPGE/FAE/UFPel – flodamiani@gmail.com

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre repetência e expectativa demães acerca da escolaridade de seus filhos, quando eles tinham 11 anos de idade. Os sujeitos da pesquisa fazem parte do Estudo Longitudinal das Crianças Nascidas em Pelotas (RS), em 1993, que vemacompanhando todos os 5,304 nascidos nos hospitais da cidade (ou amostras deles) no nascimento e nas idades de um, três e seis meses; e um, quatro, 11 e 15 anos (VICTORA et. al., 2006).
Ofracasso/sucesso escolar são fenômenos que merecem ser estudados por sua importância para o sistema educacional brasileiro. O trabalho acerca do rendimento escolar dos integrantes do Estudo Longitudinal dosNascidos em Pelotas (RS), em 1982, realizado por Bast e Damiani (2008), mostra aumento de 25,7% na taxa de distorção série/idade (indicador indireto de reprovação) no ensino fundamental, na zona urbana,entre os anos de 2001 e 2005. Os percentuais cresceram de 42,5% para 68,2%. Em relação ao ensino médio, também na zona urbana, os percentuais passaram de 33,7% a 35,2%, significando um aumento de1,5%, nesse mesmo período. Informações como essas indicam que tem fundamento a preocupação dos dirigentes em relação à reprovação.
A expectativa materna acerca da escolarização de seus filhos comidades entre 10 e 12 anos foi estudada por Marini e Mello (2000), em um pequeno número de famílias de classe popular. Esse estudo sugere que a figura materna é central na vida escolar das crianças,mesmo quando o máximo que façam seja mandar os filhos para a escola. Por outro lado, Santos e Graminha (2005), comparando as expectativas maternas quanto ao futuro de seus filhos, em diferentes grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • expectativa para materna
  • RELAÇÃO ENTRE DIVÓRCIO DOS PAIS E A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
  • Repetencia escolar
  • Repetência escolar
  • Tema: “Expectativas em relação ao futuro de jovens abrigados: uma experiência com Scrapbook”
  • EXPECTATIVAS ACERCA DO NOVO CPC
  • REPETÊNCIA ESCOLAR: DE QUEM É A CULPA?
  • projeto de pesquisa repetência escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!