Relação entre religião e ciência

Páginas: 12 (2963 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Relação entre religião e ciência

Costa L. 20092050, Dantas J. 20093573, Padinha S. 21004786

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Docente:
Prof. Zaluar

22 de Junho 2011
Introdução
Há diversas maneiras de analisar a relação entre religião e ciência. A história da humanidade mostra que as visões acerca da natureza da ciência e da natureza da religião mudam com o tempo,de acordo com as concepções filosóficas e contextos políticos, sociais, económicos, etc.
A religião e a ciência são construções humanas, que variam com o tempo. Dentro de qualquer religião há uma variedade de posicionamentos, ramificações, segundo as diversas interpretações que fazem das escrituras que consideram sagradas, inspiradas por Deus, revelação do Criador. Há uma multiplicidade muitogrande de pareceres teológicos dentro de cada religião, acompanhando assim a variedade de formas com que o ser humano vê as questões que envolvem Deus e o homem. Assim também na ciência, há diversas visões sobre sua epistemologia, ou seja, há concepções distintas sobre como o conhecimento científico é gerado e sobre a natureza e autoridade da ciência. Alguns cientistas entendem a ciência comoinstrumento para se chegar à Verdade Absoluta, outros vêem-na limitada e restrita às limitações racionais e experimentais humanas.
Alguns crêem que é possível verificar algo, outros entendem que só é possível excluir possibilidades e outros acham que as infinidades de possibilidades e conjecturas da mente, as formas de pensar humanas não esgotam todas as variáveis do problema, que os experimentoscriados são limitados pelas pré-suposições de como é a natureza e que as próprias percepções, medições e sensibilidade aos fatos são limitados. Assim, há uma grande variedade de concepções epistemológicas da ciência e da religião (de como os conhecimentos religiosos e científicos são adquiridos) e das relações entre a ciência e a religião (historicamente e na actualidade), variando do antagonismo eseparação até a colaboração próxima.

Relação entre Ciência e Religião ao longo da história

A relação entre ciência e religião muda ao longo da história e envolve uma variedade muito grande e complexa de aspectos, dos quais políticos, sociais, económicos, bem como aqueles que envolvem as relações de autoridade e poder: visões epistemológicas das épocas, forma das práticas científicas em cadaépoca, relação ciência e sociedade, choques entre culturas distintas, etc.
Antiguidade
Ao longo da história, o ser humano sempre manifestou vontade de conhecer Deus e a natureza. Na Antiguidade, havia várias formas de procurar conhecer a natureza, mas algumas delas estavam vinculadas a cultos de essência espiritual, cultos a divindades, rituais místicos e mitologia. A idolatria babilónica,suméria, egípcia e posteriormente a grega, consistiam em adorar elementos da natureza, invocando-os enquanto deuses para que eles trouxessem o que necessitavam ou desejavam. Assim, a adoração ao deus sol, por exemplo, consistia na invocação de espíritos, acompanhada de oferendas para que se obtivesse a condição climática favorável para uma boa colheita.
Na idolatria, a manifestação de espíritos sobreaquele elemento da natureza dava a bênção desejada pelo adorador. Trata-se de uma visão animista, onde os elementos da natureza ganham "vida" através da invocação da divindade e manifestação de espíritos. O conhecimento, na Antiguidade, desenvolveu-se em função da agricultura, que era administrada por sacerdotes que efectuavam os cultos aos deuses, que eram muitas vezes elementos da natureza.Observar resultados ao nível da natureza estava, portanto, muito vinculado à prática da idolatria. Essa forma de conhecer a natureza era associada à invocação de espíritos, com excepção da civilização hebreia, a única que adorava o Deus Criador e confiava n’Ele para as suas provisões, não adorando as coisas criadas.
Ao lado da idolatria grega, surgiram pensadores na Antiguidade grega que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre a religião e a ciência
  • Relação Ciencia x Religião
  • Relação e dinstinção entre religião , ciência e filosofia
  • A relação teórico-metodológica entre as Ciências Sociais e as Ciências da Religião
  • A relação da Filosofia com o Mito, Religião, Ciência e Arte.
  • RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO E TEORIA DA CONTABILIDADE
  • Relação entre Teologia e Ciências da Religião
  • Antropologia da Religião: Religião e Ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!