Relação entre psicologia comunitária e reforma psiquiátrica

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Relação entre Psicologia Comunitária e Reforma Psiquiátrica:

A partir de meado de nosso século, vivenciamos alguns aspectos e movimentos que influenciaram no surgimento daPsicologia Comunitária. De início, podemos citar que o grande feito foi a reformulação das práticas e conceitos da Psiquiatria. Neste instante, nascem iniciativas modernizadas e contrárias às das estruturasmanicomiais (iniciadas na Inglaterra, após guerra).
Os hospitais e a taxa de mortalidade crescente começam a ser questionados, inclusive a valorização da vida. Inicia-se então, ainiciativa de tentar modificar e melhorar o tratamento nos hospitais psiquiátricos militares. Alguns psiquiatras da época lançaram a ideia de realizar grupos de discussão entre si, a fim de elaborarem novasatividades e integração para com os pacientes. Esta ideia obteve grande sucesso, pois desde então, surgiram comunidades terapêuticas, e mais tarde, o nascimento de psicoterapias em grupo.Esta reformulação do padrão médico não se limitou apenas em hospitais. Na França surge-se a “psiquiatria de setor”, ou seja, divisão do país em setores para que os profissionais possam formarequipes e trabalhar diretamente com a comunidade.
A primeira Psiquiatria Comunitária surgiu nos Estados Unidos onde foi lançada a proposta de níveis de intervenções da assistência, deacordo com o quadro evolutivo da “doença mental”. São estes níveis: Prevenção primária (intervenção nas condições possíveis de formação da doença), Prevenção secundária (intervenção que procura odiagnostico e tratamento) e Prevenção Terciária (busca a readaptação do paciente ao convívio social após sua melhoria).
Dentre todos estes momentos históricos, com certeza um dos maisimportantes e repercutidos internacionalmente, foi a Psiquiatria Democrática, ocorrida na Itália. Dentre os ocorridos neste movimento, houve aberturas de hospitais para que os pacientes pudessem viver fora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma psiquiatrica
  • Reforma psiquiatrica
  • REFORMA PSIQUIÁTRICA
  • Reforma Psiquiátrica
  • reforma psiquiatrica
  • Reforma psiquiatrica
  • A reforma psiquiátrica
  • Reforma psiquiátrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!