Relação entre os princípios e diretrizes do sus da lei 8080/90 e a carta dos direitos dos usuários da saúde

Páginas: 13 (3127 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
Curso de Enfermagem

Giseli Rosa
Jaqueline Aline

Relação Entre os Princípios e Diretrizes do SUS da Lei 8080/90 e a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

São Paulo
2012
Relação Entre Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e os Princípios do SUS- Lei 8080

PRIMEIRO princípio: Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas desaúde.
PRINCÍPIO DO SUS- UNIVERSALIDADE

I – O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia.
PRINCÍPIO DO SUS- REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO

CASO
Uma senhora de 65 anos com problemas de pressão alta, residente do bairro Jardim Eliza Maria, Zona Norte de São Paulo, foi a uma UBS de seu bairro, para poder ser atendida com consultamarcada. Entretanto essa UBS não tinha um serviço especializado ao qual o médico havia pedido pra que ela fizesse. Então, ela foi encaminhada para um hospital que atende sua região para que a mesma pudesse realizar os exames pedidos pelo seu médico.

II – Nas situações de urgência/emergência, o atendimento de dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.
PRINCÍPIO DO SUS-REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO

CASO
Uma senhora de 65 anos com problemas de pressão alta, residente do bairro Jardim Eliza Maria, Zona Norte de São Paulo, foi a uma UBS de seu bairro, para poder ser atendida com consulta marcada. Entretanto essa UBS não tinha um serviço especializado ao qual o médico havia pedido pra que ela fizesse. Então, ela foi encaminhada para um hospital que atende sua regiãopara que a mesma pudesse realizar os exames pedidos pelo seu médico.

III- Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebê-lo.
PRINCÍPIO DO SUS- REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO

CASO
Uma senhora de 65 anos com problemas de pressão alta,residente do bairro Jardim Eliza Maria, Zona Norte de São Paulo, foi a uma UBS de seu bairro, para poder ser atendida com consulta marcada. Entretanto essa UBS não tinha um serviço especializado ao qual o médico havia pedido pra que ela fizesse. Então, ela foi encaminhada para um hospital que atende sua região para que a mesma pudesse realizar os exames pedidos pelo seu médico.

IV- O encaminhamento àatenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clinica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.
PRINCÍPIO DO SUS- REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO

CASO
Uma senhora de 65 anos com problemas de pressão alta, residente dobairro Jardim Eliza Maria, Zona Norte de São Paulo, foi a uma UBS de seu bairro, para poder ser atendida com consulta marcada. Entretanto essa UBS não tinha um serviço especializado ao qual o médico havia pedido pra que ela fizesse. Então, ela foi encaminhada para um hospital que atende sua região para que a mesma pudesse realizar os exames pedidos pelo seu médico.

V – Quando houver limitaçãocircunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob responsabilidade do gestor local a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clinica esocial, sem qualquer tipo de descriminação ou privilégio.
PRINCÍPIO DO SUS – IGUALDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE SEM PRECONCEITOS OU PRIVILÉGIOS DE QUALQUER ESPÉCIE

CASO
No Hospital das Clinicas de São Paulo, foi levado para o pronto socorro uma pessoa homossexual, que fazia programas, havia acabado de sofrer um acidente, onde outras pessoas bateram na mesma. No pronto socorro, essa pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sus lei 8080/90
  • Carta dos direitos dos usuários do SUS
  • Lei organica da saude 8080/90
  • Carta dos direitos dos usuários da saúde
  • SUS
  • Resenha carta dos direitos dos usuarios do sus
  • Resumo carta dos direitos dos usuarios da saúde
  • Lei 8080/90 e 1142/90

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!