Relação entre capital e o trabalho - perguntas diversas

Páginas: 14 (3435 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
1- Introdução: Relação entre Capital e o Trabalho

O Capital propicia o trabalho, o Trabalho, por seu lado, é a base da sustentabilidade do Capital.
Desta interação nasce a produção que tem como alvo consumidor, o Trabalho.
Como sem consumo a produção perde a sua razão de existir, e o consumidor é o Trabalho, conclui-se que o Trabalho tem de comprar a produção para queo Capital lhe dê trabalho, constatação esta que leva ainda concluir que o Trabalho produz para ele mesmo, ficando o valor acrescentado à produção para o Capital, como mais valia do seu investimento.
Valendo-se da sua influência e chantagem econômica, o Capital é quem dita as regras da interação.
Sujeito a elas, o Trabalho vê-se confrontado com a cupidez do Capital, quepara aumentar os seus lucros utiliza simultaneamente dois princípios. O pagamento do salário mais baixo possível ao Trabalho e a imposição do preço ao consumidor que mais lucro lhe ofereça, que tem como resultado óbvio o empobrecimento do Trabalho diretamente proporcional ao enriquecimento do Capital.
A ambicionada autonomia do Trabalho em relação ao Capital só é possível socializando,substituindo este por organizações participadas pelo Trabalho, do que resultaria a supressão do lucro do Capital, mantendo-se contudo, a causa/efeito, comprar para trabalhar.
Este modelo ambicionado nos fins do século XIX, e posto em prática nos princípios do século XX, não demonstrou a eficácia desejada, tendo degenerado para numa economia de subsistência, ou na substituição doCapital por uma ditadura econômica de resultados catastróficos.
Só a socialização de todas as economias poderia conseguir êxito com este sistema econômico, caso contrário o Capital remanescente conseguirá desmoroná-lo pela competitividade, o que efetivamente aconteceu.
O Capital, apesar do fracasso socializador, temeu o fenômeno, e acedeu a algumas reivindicações do Trabalho,melhorando-lhe as condições de trabalho, tendo como consequência o aumento da produção e consequente lucro, pois o Trabalho passou a comprar mais. Ironicamente o Capital não compreendeu o fenômeno, pagar mais para lucrar mais.
Mas a insaciável e imoral cupidez do Capital acaba por levar a competir entre si, qual matilha disputando uma presa.
A competição empurra o Capital paraoutros paradigmas da economia, diferentes do mercantilismo, onde o custo em vez do lucro é quem passa a ditar as leis do mercado.
Para conseguir o custo competitivo subverte as regras da interação com o Trabalho, retirando-lhe o conquistado pelas suas reivindicações.
O Trabalho, se por um lado beneficia do resultado desta concorrência entre o Capital, por outro lado vê cadavez mais reduzido o seu poder.

Relação estabelecida por Marx entre Capital e o Trabalho

Na primeira fase há troca de dinheiro por mercadoria - troca de equivalentes -, e trabalhador e capitalista se confrontam na qualidade de donos de mercadorias. Trocam-se equivalentes. (Isto é, à relação não importa quando se trocam; e para a transação tanto faz que o preço do trabalho esteja acima ouabaixo do valor da força de trabalho ou lhe seja igual. A transação, portanto pode ocorrer de acordo com a lei geral da troca de mercadorias.)

Na segunda fase não há troca. O dono do dinheiro cessou de ser comprador de mercadoria, e o trabalhador, de ser vendedor de mercadoria. O dono do dinheiro funciona agora como capitalista. Consome a mercadoria que comprou, e o trabalhador afornece, pois o uso de sua força de trabalho é seu próprio trabalho. Por meio da transação anterior, o trabalho mesmo se tornou parte da riqueza objetiva.
O trabalhador o executa, mas o trabalho pertence ao capital e agora é deste apenas a função. Ocorre, portanto sob seu controle e chefia diretos; e o produto onde se materializa é a nova efígie em que o capital aparece, ou melhor, em que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre capital e trabalho
  • a relação capital, trabalho e alienação
  • Tecnologia e a relação trabalho-capital
  • Relação capital x trabalho
  • Perguntas diversas
  • Pergunta diversas
  • AS FACES CONFLITUOSAS DA RELAÇÃO CAPITAL/TRABALHO, NA ABORDAGEM ORGANIZACIONAL
  • Relação de documento para ações diversas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!