Relação Direito e Moral

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
PUCPR, 2014, DIreito, 1º periodo.

O que é moral?
Proveniente da ideia de costumes que devem ser seguidos pelo grupo, a moral se relaciona mais a uma ordem de valor que orienta o aperfeiçoamentoda pessoa, ou seja, um julgamento próprio à consciência individual.
O que é ética?
Éticos são costumes coletivamente estabelecidos, que julga o que é certo ou errado na vida prática do grupo quepode ou não corresponder aos valores morais.
O que são máximas?
Máxima é o “querer praticar” a ação. São hábitos praticados no dia a dia que acabam caracterizando um modo de agir, de lidar, dispensandoo autor de tomar decisões pois as máximas já se encaixam de maneira mais ou menos consistente no caráter e modo de vida.
Diferencie a moral do direito, distinguindo suas principais características.O direito é bilateral, pois alem de conceder direitos também estabelece deveres. Além disso, uma das principais características que diferencia o direito da moral, é a coercibilidade presente nodireito, o que estabelece penas ao descumprimento das leis. O direito cria um ambiente seguro para o desenvolvimento pessoal. Enquanto isso, a moral visa aperfeiçoar o ser humano, sendo unilateral eligada a costumes.
O que é igualdade? Diferencie de isonomia.
Igualdade é o tratamento igualitário perante a lei, sem favorecimentos ou distinções seja ele qual for. Já a isonomia é a desigualdade oudiscriminação na lei, afim de corrigir legalmente disparidades fáticas (principio de dignidade), promovendo uma compensação na lei. Por exemplo, pode-se citar fila preferencial para idosos, gestantes eetc..
O que é equidade? Essa é própria da autonomia contratual?
Equidade é a imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, adaptando a regra a um caso determinado a fim de deixa-lo maisjusto, preenchendo os vazios que há nas leis. A equidade computa o que a justiça não alcança. A equidade está presente nos contratos por causa do equilíbrio que deve haver neles, pois se não houver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAÇÃO ENTRE DIREITO E MORAL
  • Relação entre direito e a moral
  • Relação direito e moral em antígona
  • A Relação entre a Moral e o Direito
  • Relação entre direito e moral
  • Relação entre direito, poder e moral
  • Relação entre a moral e o Direito
  • A Ética ea Moral e sua relação com o Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!