relação de trabalho

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM













RELAÇÕES DE TRABALHO











ARACAJU/SE
2013








RELAÇÕES DE TRABALHO






Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, como um dos pré- requisitos paraobtenção da nota parcial da disciplina Administração Aplicada a Enfermagem.
Docente:












ARACAJU/SE
2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO























2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A relação interpessoal é a interação de duas ou mais pessoas em grupos sociais, essa interação é realizada através da comunicação que pode ser de forma verbal ou nãoverbal. Mas para estreitar uma boa relação entre um grupo ou pessoa se faz necessário o autoconhecimento, dessa forma se tornaria fácil conduzir uma relação saudável e assim reconhecer o outro.
O relacionamento interpessoal nas organizações de trabalho vem sendo bastante discutindo, visto que muitas empresas buscam a harmonia no trabalho, almejando assim a produtividade. Por se tratar de váriaspessoas num mesmo local, tornasse complexa essa relação, já que temos gostos diferentes, opiniões, emoções e maneiras diferentes de agir em determinadas situações.
De acordo com (Morais, 2007), citado por Moscovici (1998, p. 35) o relacionamento interpessoal pode tornar-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, com integração de esforços, ou então tende a tornar-se muito tenso,levando a desintegração do desempenho grupal.
No ambiente de trabalho são desenvolvidas algumas competências técnicas, através de cursos, palestras e eventos onde o profissional aumenta seus conhecimentos e cresce profissionalmente. Mas além da competência técnica existe a competência interpessoal que torna um fator essencial no ambiente de trabalho, a sua capacidade de interagir socialmente numaempresa (RODRIGUES, 2001).
De acordo com Moscovici (1985, p.27) “a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação”.
Alguns fatores positivos impulsionam as relações interpessoais na rotina do trabalho como conhecimento, uma boa comunicação,aproximação e confiança. Outros fatores negativos no ambiente de trabalho são individualismo e competitividade. Fatores estes que interfere no andamento e na dinâmica de uma organização.
No campo da saúde as relações interpessoais estão bastante presente e de extrema relevância, visto que há uma comunicação, uma relação entre o paciente e profissional. Destacamos a enfermagem onde os relacionamentospessoais estão presentes, por se tratar de uma profissão que cuida diretamente do paciente e essa atenção com o outro se torna essencial para o tratamento e bem estar do cliente. Visto que o paciente é um ser humano que precisa de ajuda e o enfermeiro possui o conhecimento técnico e habilidades fundamentais para cuidá-lo. (RIBEIRO, 2001).
De acordo com a Teoria das relações interpessoais deHildegard Peplau a enfermagem assume um posto de fundamental importância no processo de interação com o paciente, pois a depender da integração, o paciente enfermo responderia com sucesso ao tratamento.
Portanto a relação interpessoal é questão primordial para desenvolver um excelente relacionamento entre as pessoas, facilitando e melhorando relações no trabalho, no convívio em sociedade, bem como noautoconhecimento.





















3. QUALIDADE DE VIDA






















4. POSTURA PESSOAL E PROFISSIONAL





















5. COMUNICAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é tão vital para as organizações quanto o sangue o é para o corpo, nutrindo e alimentando todas as suas partes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação de Trabalho
  • Relação de trabalho
  • relação do trabalho
  • relação de trabalho
  • Relação de Trabalho
  • Relação de Trabalho
  • relacao trabalho
  • relação de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!