Relação de Trabalho

Páginas: 9 (2030 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014










O DIREITO DO TRABALHO









MANAUS/AM
SET/ 2013
INTRODUÇÃO


Sabemos que as relações de trabalho existem há muito tempo desde o início do mundo tendo iniciado com o conceito familiar de sobrevivência, depois passou a ser visado por meio da escravidão de muitos povos e a história teve sequência com a servidão, corporações de ofício, revolução francesa,liberalismo até chegarmos à época da revolução industrial, que deu início aos direitos do trabalhador, ou seja, luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e proteção ao trabalho do menor e das mulheres. Transformação do trabalho em emprego.
Com o passar dos anos e as constantes mudanças que levaram à organização social, o trabalhador deixou de ser individual e passou a ser vistocomo coletivo, o que tornou mais evidentes as “questões operárias”. Essa necessidade deu origem a mais uma especialidade na ciência do Direito: o Direito no Trabalho.
Realizando pesquisas bibliográficas e buscando demonstrar uma Evolução Histórica do Direito do Trabalho elaboramos esse trabalho onde foram relacionados os principais acontecimentos históricos que influenciaram a criação das Leistrabalhista no Brasil e no mundo, desde os tempos primitivos até a Revolução Industrial, para entender a necessidade e a importância do Direito do Trabalho, que é historicamente recente.








EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO

Renascimento – Séculos XIV a XVII
O período do Renascimento (séculos XIV a XVII) proporcionou grandes transformações para a sociedade na organização socialdo continente europeu, devido aos grandes descobrimentos marítimos, as invenções, a expansão das atividades comerciais e as novas concepções filosóficas. O capitalismo, que busca o acúmulo e ampliação contínua de bens materiais, expandiu o comércio. E, os que obtinham a riqueza com o comércio tinham domínio e influência do poder político.

O desenvolvimento comercial e cientifico: ano de 1733Com a expansão do comércio houve a necessidade de inserir novos métodos para produzir mais bens com melhor qualidade e custos menores que dos concorrentes. Assim, surgiram no mercado instrumentos, ferramentas e máquinas mais eficazes que superassem os métodos manuais. Com isso, aumentou a produção de bens, assim como a demanda. E também o investimento na criação e montagem de máquinas quegarantissem a produção de bens e produtos, gerando também mais empregos para operários.


Atualmente, existem um grande número de indústrias, usinas, fábricas, com grandes portes, muitas demandas e variedades de produtos. Seus trabalhadores tem deveres e direitos garantidos.

O trabalho subordinado de massa: a partir de 1750
O emprego de máquinas ajudou muito no desenvolvimento comercial, houve anecessidade do aumento de trabalhadores para manipularem as grandes máquinas e estes eram os supridores da demanda. Era um trabalho braçal que exigia um esforço repetitivo e prolongado.
Para a relação de trabalho, os governos usavam modelos civis dos contratos de prestação de serviço, e nos conflitos trabalhistas empregavam as leis penais, já que não existiam leis trabalhistas. E com essaausência, os patrões ditavam as próprias regras para o trabalhador, que tinha que aceitar para não passar fome. Vale ressaltar que eram acordos verbais, o que colaborava para a não garantia direitos.
Nos dias atuais, são regidas leis trabalhistas, tanto para situações civis quanto para criminal.

O liberalismo econômico – Séculos XVIII e XIX
As ideias eram claras no liberalismo econômico, defendia alivre concorrência, a lei da oferta e procura.




Adam Smith foi um dos grandes mentores do liberalismo econômico, para ele o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho, trabalho livre sem ter a intervenção do estado.


Para o movimento o Estado tinha que deixar de intervir na produção e na distribuição das riquezas, dar por fim as medidas protecionistas e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação de Trabalho
  • relação de trabalho
  • Relação de trabalho
  • relação do trabalho
  • relação de trabalho
  • Relação de Trabalho
  • relacao trabalho
  • relação de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!