relação de trabalho

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
“A marchandage é um tipo de sub empreitada, sendo assim chamada quando visa exclusivamente a lucrar em face do trabalho alheio. Enquanto o empreiteiro ou subempreiteiro, que atuam licitamente, podemespecular sobre todos os elementos da empresa, como material e o próprio capital investido, marchandeur só pode obter lucro do púnico elemento que fornece e dispõe: a mão de obra. Com isso, o seuprincipal lucro resulta da diferença entre o preço que estipula entre o empreiteiro principal e os salários que paga aos empregados que contrata e dirige. Assim, quanto menos ele paga aos empregados quecontrata mais ele lucra.”

A terceirização é fenômeno recente e por este motivo ainda gera muita controvérsia. Muitos a veem como uma afronta aos direitos obtidos pelo trabalhador registrado e algoque dificulta a organização sindical enquanto outros a veem como a salvação das empresas que querem diminuir custos e dores de cabeça por culpa de problemas com empregados. Esta tomou força no Brasilpor ter a capacidade de fazer com que as empresas se tornem mais competitivas, diminuindo preocupações com questões relativas ao trabalhador e concentrando-se exclusivamente na execução de suaatividade final.

Entretanto, isso não é uma desculpa para que as empresas contratadas para exercer uma função abusem de seus funcionários. Tais abusos, estes os maiores argumentos contra a terceirização,em verdade, não são o que torna a terceirização trabalhista algo ruim. Esses acontecimentos, como jornadas inumanas de trabalho, condições precárias de segurança no serviço ou salários abaixo dopadrão, são um reflexo da empresa prestadora de serviços, não do fenômeno da terceirização.

Muito simples é argumentar dizendo que as empresas terceirizam apenas para economizar do próprio bolso, e quecaso as empresas que prestam serviços tratassem os empregados de forma justa elas não teriam lucro. Porém, falso é este argumento visto que estas ainda podem lucrar de agindo de forma correta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação de Trabalho
  • relação de trabalho
  • Relação de trabalho
  • relação do trabalho
  • Relação de Trabalho
  • Relação de Trabalho
  • relacao trabalho
  • relação de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!