Relação da identidade cultural juvenil e o ambiente escolar

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO
EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: CURRÍCULO, DIDÁTICA, PLANEJAMENTO.


















Relação da identidade cultural juvenil e o ambiente escolar























Prof.ª. Dóris Fiss

Aluno: Daniel Gomes Matrícula:193149



RELAÇÃO DAIDENTIDADE CULTURAL JUVENIL E O AMBIENTE ESCOLAR


Daniel Gomes1

Resumo: Esse artigo tem por tema a afirmação da identidade cultural dos jovens no ambiente escolar, enfatizando sua pluralidade e diversidade. Partindo de uma pesquisa quanti-qualitativa, através da interlocução com vinte e três professores da rede ensino publico e privado do município de Porto Alegre e Região Metropolitana chegou-sea reflexão do dilema da construção da identidade juvenil plural e heterogênea no ambiente escolar. A partir da análise das respostas dos professores sob re a cultura e ensino na escola tem se a conclusão de que a maioria dos educadores vem o aluno como sujeito uno e homogêneo, desconsiderando a realidade de diversidade de suas identidades socioculturais. Criando a necessidade de um planejamentode plural que abarque as distintas culturas juvenis presentes em sala de aula.
Palavras-chave: cultura juvenil; espaço escolar; alunos.






























Introdução

Conforme o inciso2 primeiro do artigo um do Estatuto da Juventude, todas as pessoas entre 15
(quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade, são considerados como categoria social comojovens. Entretanto quem são esses jovens?; e principalmente quem são os jovens em idade escolar? E como se dá a constituição de sua identidade sociocultural.
Este artigo tematiza a formação da identidade cultural juvenil no ambiente escolar e a heterogeneidade de culturas jovens presente na escola, a partir da interlocução com vinte e três professores e a indagação a eles sobre cultura eensino-aprendizagem no meio escolar. Sendo baseado pela análise da pesquisa com 23 professores da rede pública e particular e nas leituras referenciais de Boaventura de Souza Santos, “Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna”, e na leitura de “ A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar”, de Carlos Henrique dos Santos Martins e Paulo Cesar RodriguesCarrano. Além das obras bases buscou-se a compreensão da relação entre a juventude e escola (LEÃO, 2011) e da escola como espaço de interação sociocultural entre os jovens (DAYREL, 2001).
O inicio do trabalho deu-se através da pesquisa quantiqualitativa, feita a partir de um questionário pré-determinado em aula, no qual foi realizada a análise das respostas dos professores. Entretanto devido aquantidade do material a ser considerado, a construção deste trabalhou foi focada na análise das perguntas 1 e 2.
1) No ambiente escolar se privilegia um tipo de cultura em detrimento de outras? Justifique sua resposta. (Se sim, como isto ocorre? Se não, por quê?)
2) Como tu trabalhas as diferentes culturas no ambiente escolar?
3) Na tua opinião, por que o aluno vai para a escola?
4) O que faz com queteu aluno aprenda?
5) Como tu descreves a tua atuação como professor?
6) Como tu vês a profissão ‘professor’?
7) Tu estás satisfeito com a tua profissão? O que tu mudarias?
8) Que tipos de violência tu identificas na instituição em que trabalhas? Quais seriam as prováveis causas dessa violência?
9) Como tu lidas com situações de violência na sala de aula? De que forma a escola se posicionaem relação a isso?
Desse modo este trabalho tem por objetivo refletir como se da a formação da identidade cultural juvenil, em um espaço que por muitas vezes ela é desconsiderada. Sendo a juventude plural e abertos a experimentação, estando aptos a se acostumarem a distintas situações dependo do contexto e desse modo a assumirem distintas identidades. Com uma formação cultural não se limita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDENTIDADES CULTURAIS JUVENIS E ESCOLARES: ARENAS DE CONFLITOS E POSSIBILIDADES
  • Identidades Culturais Juvenis E Escolas
  • DIVERSIDADE CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • a relação cultural familiar e cultura escolar
  • A formação da identidade do educador e a diversidade cultural no contexto escolar
  • Identidades juvenis
  • Relação entre o ambiente familiar e o desempenho escolar em crianças
  • O ambiente familiar e a relação com o baixo desempenho escolar de crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!