Relação custo x lucro x volume

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
I - INTRODUÇÃO
No mundo globalizado exigências quanto à administração de empresas são cada vez maiores. A concorrência torna-se potencial ameaça às empresas que não vislumbram essa nova forma de administração. É passado o tempo em que se mensuravam custos apenas para configuração do preço de venda de bens e serviços. Hoje, é de grande aproveitamento as noções de custos para todos os níveisgerenciais como forma de análise de toda estrutura de custos de uma empresa e o acompanhamento das relações de variações de volume e custos, itens estes responsáveis pela geração de lucro.
Reduzir custos, melhorar a utilização dos recursos, aprimoramento da qualidade de bens e serviços, dentre outras, são preocupações constantes para os administradores na luta pela sobrevivência das empresastornando assim a análise Custo/Volume/Lucro como uma ferramenta de grande importância para alcançar tais objetivos.II – OBJETIVO
O objetivo deste trabalho, em sentido amplo, é qualificar os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis na disciplina Contabilidade Gerencial; em sentido restrito, realizar uma revisão bibliográfica com o objetivo de exemplificar e esclarecer a importância da relação custo/volume/lucro através da análise do ponto de equilíbrio, o método dos mínimos quadrados e problemas naalavancagem operacional, apresentando a aplicação do tema abordado através de exemplos e suas respectivas conclusões.

III – RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO
1 – Introdução
Necessário se faz conhecer conceitos de alguns termos que são de fundamental importância na análise da relação custo/volume/lucro para tomada de decisões:
* Gasto: entende-se como a utilização de recursos financeiros na entrega deativos (normalmente dinheiro) para a obtenção de um produto ou serviço qualquer. Este sacrifício financeiro não entrará na produção de bens ou serviços a serem vendidos. Como exemplos podemos destacar gastos com a compra de matérias-primas e gastos com mão-de-obra.
* Custo: gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O consumo de energia elétrica, porexemplo, é um gasto na hora de seu consumo. Quando destinado (rateado) à produção de um bem ou serviço final, torna-se custo.
* Despesas: assim como os custos, foram ou são gastos. Porém alguns gastos não se transformaram em despesas, por exemplo, elemento do Ativo Permanente Imobilizado, como terrenos, que não são depreciados, mas  na sua manutenção será uma despesas no ato da venda. O gasto podese transformar em uma despesa, sem ter sido anteriormente custo, o exemplo são as depreciações das máquinas, onde a sua aquisição inicialmente é classificada como um gasto para empresa, ao passar do tempo com o desgaste (depreciação), tornam-se despesas. Despesa é gasto para realização de uma receita (consertos e manutenção, despesas com marketing, ICMS, COFINS, PIS, IR).
* Custos e DespesasVariáveis: variam na mesma proporção das variações ocorridas no volume de produção ou outra medida de atividade.
* Custos e Despesas Fixas: são os que se mantêm inalterados, dentro de certos limites, independentemente das variações da atividade ou das vendas.
* Custos Semivariáveis e Semifixos: os custos semivariáveis se aproximaram mais dos variáveis do que dos fixos, quanto a seucomportamento. Possuem uma componente fixa a parti da qual passa seu comportamento passa a ser variável.
2 – Ponto de Equilíbrio
Para se tornar possível a compreensão e conseqüente analise da relação custo/volume/lucro é de grande relevância conhecer o ponto de equilíbrio. De forma simplista o ponto de equilíbrio vem a ser o momento em que as retas que representam a função receita e a função custo se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação Custo X Volume X Lucro
  • Projeto
  • An Lise Custo X Volume X Lucro Parte 1
  • Relação custo volume lucro
  • Relação custo volume lucro
  • Relação custo volume e lucro
  • RELAÇÃO ENTRE CUSTOS, VOLUME OPERACIONAL E LUCRO
  • Análise da relação custo-volume-lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!