Relação com o cuidar, o brincar e o educar.

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 14 de julho de 2012
RELAÇÃO COM O CUIDAR, O BRINCAR E O EDUCAR.
Com o estágio observou-se que a rotina é um movimento de organização de espaço e tempo, que se repete no cotidiano sempre da mesma forma, apenas com algumas mudanças nas atividades pedagógicas.
Como afirma Abramowiiz e Wayskop (1999, p.26) “a rotina orienta a ação da criança, assegura a ela o dia a dia, possibilitando que perceba e se situe na relaçãotempo-espaço, permitindo modificações, sem necessariamente cair na mesmice, no repetir sempre o mesmo”.
Assim, diversas atividades são desenvolvidas diariamente com as crianças, tais como: horário de chegada, guardar as mochilas no lugar, café da manhã, assistir TV e vídeo, utilizar o parque, brincadeiras com jogos de encaixe, atividades didáticas de coordenação motora, almoço, hora do banho,soninho, hora do lanche e a saída.
O dia começa ás 7h da manhã com a chegada de algumas crianças, as professoras recebem os alunos, eles aguardam a chegada dos demais. As 8h vão para a cozinha onde fazem à oração e tomam o café da manhã, que é variado todos os dias. Após o café, as crianças se encaminham a suas turmas.
As crianças assistem DVDs, com músicas infantis como Xuxa, Patati e Patatá,entre outros, num primeiro momento a professora confere as agendas dos alunos, a qual serve de comunicação entre escola e pais, verifica as anotações e separa o material de cada aluno. Em seguida vai ao parque com eles, onde correm pulam e brincam de faz de conta, como mamãe e filhinha, lobo mal, sobem e descem pelo escorregador, rodam no gira-gira. De acordo com, Abramawicz e Wajskop (1999, p.56)“Ao contrário do que se acredita, nenhuma criança nasce sabendo brincar! Os bebês têm de aprender a brincar com seus semelhantes, adultos, seus bonecos ou brinquedos.”. As brincadeiras são realizadas, tanto na área externa como interna.
Na volta à sala, brincam com peças de montar de diversos tamanhos e com um tapete que montam e desmontam várias vezes. As atividades didáticas acontecem respeitandoo ritmo dos alunos. As crianças gostam muito de atividades de pintura, de desenhos livres, de arte em geral. Após a tarefa seguem a rotina de lavar as mãos e fazer a oração para o almoço. Assim que terminam a refeição fazem à higiene e voltam à sala para fazer o soninho (no caso das crianças menores), nesse momento a ajudante da professora fica com as crianças.
O currículo é flexível, capaz deatender às demandas de cada conteúdo da educação infantil.
Na escola existe a inclusão de crianças com necessidades especiais. Conforme afirma o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
“A criança que conviver com a diversidade nas instituições educativas, poderá aprender muito com ela. Pelo lado das crianças que apresentam necessidades especiais, o convívio com as outras criançasse torna benéfico na medida em que representa uma inserção de fato no universo social e favorece o desenvolvimento e a aprendizagem, permitindo a formação de vínculos estimuladores, o confronto com a diferença e o trabalho com a própria dificuldade.” (RCNEI, vol. 1, 1998, p.35).
Observou-se que o planejamento das atividades na pré-escola constitui-se em um valioso recurso para que os objetivossejam alcançados. Contudo, é um instrumento, nunca um fim em si mesmo.
Segundo Heineck (2001):
“Planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, em busca do sustento, do abrigo, da proteção. Planeja o homem da era virtual, para sobreviver num mundo massificado, repleto de modismos, prazeres, problemas, máquinas, inseguranças,individualismos, aspirações, satisfações e insatisfações, ciência, tecnologia, progresso, descoberta(...)” (HEINECK, 2001, p. 270).

O planejamento é um processo que se inicia com um momento de reflexão que leva os professores à tomada de decisões, desenvolvendo a autonomia do aluno e por fim define o procedimento a ser observado, registrado, planejado e avaliado.
Para completar com êxito o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brincar cuidar educar
  • CUIDAR EDUCAR E BRINCAR
  • O educar, cuidar e brincar na educação
  • Cuidar, Educar ou Brincar? Uma relação indispensável à criança da Educação Infantil
  • AS RELAÇÕES DO EDUCAR, BRINCAR E CUIDAR NA ED.INF.
  • O cuidar, educar e brincar para o desenvolvimento infantil
  • Fundamentos e metodologia do cuidar, educar e brincar,
  • Fundamentos e metodologias do cuidar, educar e brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!