Relação entre ferramentas da qualidade e bsc por danielle pininga branco, em www.execucaodaestrategia.com.br com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar/alinhar

630 palavras 3 páginas
Relação entre ferramentas da qualidade e BSC por Danielle Pininga Branco, em www.execucaodaestrategia.com.br

Com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar/alinhar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhoria contínua já utilizadas.

Ouço questionamentos do tipo: O BSC é compatível com o PNQ? Depois de implementado o BSC, vou conseguir amarrá-lo ao programa de six sigma? E o programa de Lean Manufacturing, vou conseguir visualizá-lo no BSC?

Inúmeros estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista, vencedoras do prêmio em 2008. AES Eletropaulo, Brasal Refrigerantes, Grupo CPFL Energia, Volvo Caminhões e CPF Piratininga foram vencedoras do PNQ em 2009, das quais 100% utilizam BSC como ferramenta de gestão de suas estratégias.

Até mesmo o setor público utiliza as técnicas do PNQ, através de uma iniciativa chamada GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública do Ministério do Planejamento e Orçamento. Muitos órgãos públicos que aderiram ao GESPUBLICA também vêm aderindo ao BSC como modelo de gestão. Ministério Público do Paraná, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins e Prefeitura de Cachoeirinha no estado do Rio Grande do Sul são exemplos de órgãos públicos que já aderiram ambas as ferramentas.

Kaplan faz uma metáfora com relação à qualidade e ao BSC: O BSC diz onde é o melhor lugar para se pescar, mas a ferramenta ideal para pescar, quem responde são as ferramentas de qualidade e melhoria contínua.

Isso mostra que o BSC não entra em conflito com os programas de melhoria da qualidade, mas são complementares.

Porém é importante saber dividir bem a aplicação de cada uma dessas ferramentas. O BSC, por exemplo, é usado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo. Já as ferramentas

Relacionados