Rel01 neut

1226 palavras 5 páginas
Calor de Neutralização
Experimento 1
Nome do estudante

Departamento de Engenharia Química, Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Luciano Costa Almeida/Eliane Medeiros

Data da prática: 24/03/2015; Data de entrega do relatório: 18/06/2015 - Reposição

Resumo
Digite aqui seu resumo. Note que tudo isso não é tabela ou qualquer outra coisa, mas um estilo do Word. Aprenda a usar estilos para modificar este documento! Lembre-se que o relatório deve ser sucinto e o resumo principalmente!
Palavras chaves: Digite as palavras chaves separadas por ; (ponto e vírgula)
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base formando água e sal[2]. O ácido fornece os íons H+ e a base fornece os íons OH- para a formação da água (H2O):
1 H+(aq) + 1 OH-(aq) → H2O(ℓ) Esse tipo de reação é denominada de “neutralização” porque o pH do meio é neutralizado; o pH da água é 7,0 (neutro). Para que essas reações ocorram é necessário que se libere certa quantidade de calor, pois apenas uma parte da energia dos íons é usada para formar as ligações que resultam nas moléculas de água, enquanto que o restante da energia é liberado para o meio. Essa energia liberada é denominada Entalpia de Neutralização (∆Hneutralização).

Visto que libera calor, corresponde a reações exotérmicas, em que a entalpia (energia global do sistema) sempre será negativa, menor que zero. No caso da reação entre ácidos fortes e bases fortes o valor da entalpia de neutralização sempre será igual a – 13,8 kcal/mol ou – 57,7 kJ/mol. Isso acontece porque as bases e os ácidos fortes ficam dissociados completamente em solução e, com isso, a única reação responsável pela manifestação do calor será a da formação da água, como mostrado nos três exemplos abaixo:

No caso de reações de neutralização que

Relacionados

  • Rel01 neut
    1226 palavras | 5 páginas