Rel orgexp

4209 palavras 17 páginas
Objetivos
Determinar a solubilidade de compostos orgânicos em solventes orgânicos, aquosos e em água.
Classificar substancias orgânicas por meio da solubilidade.
Introdução
Conceitos básicos:
Solução: é toda mistura homogênea, tem-se por mistura homogênea toda solução que apresenta apenas uma fase (regiões visíveis da mistura onde se encontram os componentes).
Uma solução é composta por dois fatores principais, soluto e solvente. Temos que soluto é a substancia que esta dissolvida em outra, que é denominada solvente.
Existem diversos tipos de soluções, são elas:
- Saturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo, precipitado.
- Insaturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Supersaturadas (instáveis): contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
Solubilidade:
A solubilidade é a capacidade ou a tendência de uma substancia se dissolver em outra, em uma dada temperatura e pressão.
Fatores que influenciam a solubilidade:
Temperatura: este fator atua de forma simples, de acordo com o principio de Le Chatelier, temos que o equilíbrio será deslocado para o sentido que absorve calor, assim ao adicionarmos calor a um sistema iremos alterar a solubilidade. Se dissolução for um processo endotérmico (absorve calor) teremos um deslocamento do equilíbrio no sentido direto, caso o processo seja exotérmico (libera calor) teremos o equilíbrio deslocado para o sentido inverso, onde a solubilidade será diminuída.
Para melhor entendimento podemos observar os gráficos que representam a solubilidade de uma substância em função da temperatura, por exemplo, a solubilidade em água. Esses gráficos são denominados curvas de solubilidade.

Ao analisarmos o gráfico podemos observar de forma

Relacionados