rel_geot

343 palavras 2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Departamento de Engenharia Civil
Geotecnia I
Turma: A02/2

RELATÓRIO I -

Professor:
Rodrigo Martinez Castro

Estudantes:
Brenda Evelyn de Paula
Mariana Fornazier Lopes
Patricia Martins Zocoli
Stefany Pacheco de Faria

Goiânia – 2015
SUMÁRIO
1. Introdução
Os solos são sistemas de três fases: ar, água e sólidos. Normalmente torna-se necessário encontrar relações de um determinado material, separando-os dos demais. Isso acontece quando achamos o teor de umidade, o índice de vazios e a massa específica dos grãos, que nos dá informações novas e importantes e que expande nosso conhecimento de determinado solo. Para obter uma análise de solo confiável é necessário realizar primeiramente uma amostragem adequada do solo.
A massa especifica de um solo é a relação entre a sua massa total e o seuvolume total, incluindo-se aí o peso da água existente em seus vazios e o volume de vazios do solo. A massa especifica é um dado necessário para a determinação do índice de vazios e outros índices físicos do solo e também para o ensaio de sedimentação. A massa específica do solo possui definição semelhante à definição de peso específico, considerando-se a sua massa ao invés do peso, na fórmula. Tem como fundamentação teórica, o princípio de Arquimedes segundo o qual “um corpo submerso num liquido descola um volume deste igual ao volume do próprio corpo”.
Quando certa quantidade de solo é coletada e deixada secar ao ar, obviamente o seu teor de umidade tenderá a se reduzir. Entretanto, essa redução normalmente se dá até certo limite. Ou seja, mesmo que se deixe a amostra secar por um longo período, sempre permanecerá uma umidade residual. Essa umidade, que o solo exibe é denominada umidade higroscópica. O teor de umidade hidroscópica tende a ser maior à medida que o solo forma mais argiloso.
O objetivo deste relatório é determinar, para uma amostra de solo (amostragem fictícia), a massa específica das partículas e a umidade

Relacionados