REL CEME2 motorccexcinde

1183 palavras 5 páginas
1. Introdução.
Como todo motor, sua função é converter energia elétrica em energia mecânica, porém alimentado a uma tensão contínua, podendo esta provir de pilhas, baterias (para motores de pequeno porte), ou até mesmo de uma rede alternada submetida a uma retificação (para motores maiores).
1.1 Motor de Corrente Contínua Com Excitação Independente.
Seus principais componentes são o estator, rotor e comutador. O estator comporta um enrolamento denominado “campo”, que é alimentado pela fonte CC. O rotor também contém um enrolamento, este denominado “armadura”, que é alimentado por uma fonte CC através do comutador e escovas de grafite. O comutador por sua vez, tem por finalidade inverter o sentido da corrente que passa pela armadura, é um dispositivo mecânico constituído basicamente por um tubo de cobre axialmente segmentado.
O funcionamento de um motor de corrente contínua se dá por uma energia elétrica aplicada nos condutores do enrolamento da armadura pela aplicação de uma tensão elétrica nos seus terminais, resultando na circulação de uma corrente elétrica nesse enrolamento que produz um campo magnético no enrolamentos da armadura.
Para o motor de corrente contínua com excitação independente o circuito de excitação é alimentado por uma outra fonte adicional independente ou separada da fonte de corrente que é aplicada à armadura. O enrolamento de campo que produz a excitação é constituído por condutores que não comportam grandes correntes, visto que a excitação geralmente utiliza correntes baixas para produzir o campo magnético em comparação às correntes presentes no enrolamento da armadura.
Abaixo segue o modelo simplificado da configuração do motor CC com excitação independente.

Esta configuração necessita de duas fontes CC independentes, onde “Va” é a tensão de armadura e “Vf” a tensão de campo. O enrolamento de armadura ou rotor, submetido ao fluxo magnético produzido pelo enrolamento de campo gira, estando sujeito à indução de uma tensão (conjunto de

Relacionados