Rel 2 Desviopadr O

1051 palavras 5 páginas
COLÉGIO TÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS UNISTEC-MG
18/09/14
2º Aula – RESISTORES: código de cores, potencia, tipos e desvio padrão
Disciplina: LABORATÓRIO I

Objetivos: - Conhecer os diversos tipos de resistores; Entender e praticar código de cores em resistores; Efetuar medidas de resistência elétrica com ohmímetro
Material experimental: - 5 resistores diversos; 1 Matriz de contatos e 1 multímetro
Parte 1: Conhecendo os resistores
Componente cuja função é dificultar, ou seja, limitar o fluxo de elétrons num condutor, mantendo sob controle a corrente elétrica que é dissipada sob forma de calor. Este componente também é chamado de resistência. Seus valores são dados em OHM (Ω).
Podemos encontrar resistores feitos de vários formatos e tamanhos diferentes. Também podemos encontrar resistores feitos de fio, carvão e etc. Abaixo algumas figuras de resistores com valores fixos, ou seja, os valores são o lido em seu corpo.

No desenho abaixo, os resistores apresentam três faixas de cores para leitura do seu valor ôhmico e mais uma para indicar a tolerância. A cor que é pintada o corpo do componente, se refere ao tipo de resistor de filme. Note que um dos resistores, que é de precisão, tem 5 faixas para identificar o seu valor e mais uma faixa, destacada e mais larga, para indicar o coeficiente de temperatura.

Potência do resistor - O tamanho do resistor é um indicador da potência de um resistor. Em geral, quanto maior o tamanho do resistor de certo tipo, maior será sua capacidade de dissipação de potência em watts (W). A figura a seguir mostra diferentes tamanhos e potências dos resistores de filme de carbono. Para outros materiais utilizados na fabricação do resistor o tamanho pode variar e, portanto deve-se consultar as folhas de dados (data sheets) do fabricante.

Resistores SMD - São resistores de pequeno tamanho utilizados em placas de circuitos impressos onde o componente é colado à superfície da placa. SMD – Surface Mounted Device.

Relacionados

  • Noção de Estatística
    33111 palavras | 133 páginas