Relógios

Páginas: 25 (6065 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2013
Relógio de sol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Relógio de sol em Natal/RN (Brasil).


Dois relógios de sol em Sagres, Portugal que datam do século XV. Tendo o mais pequeno numeração romana, e o maior apenas utilizando as linhas no chão como referência.
Um relógio de sol mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos maiscomuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum. A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamentepelas linhas que indicam as horas. Também existem relógios de sol mais complexos, com mostradores inclinados e/ou curvos. Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas alterações, também podem indicar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado.
O relógio de sol
Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol,percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, ofamoso Gnômon. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente.
Índice
[esconder]
1 Utilidade nos dias atuais
2 Construção de um relógio de sol
2.1 Informações necessárias
2.2 Material
2.3 Construção
3 Equação do tempo
4 Correção de longitude
5 Ligações externas
[editar] Utilidade nos dias atuais
Motivospara construir um relógio de sol nos dias atuais:
Como objeto de decoração e curiosidade, em jardins, parques e praças, por exemplo.
Com finalidade educacional, gerando interesse por astronomia entre jovens e adultos, em escolas, museus e outros locais públicos.
Para efetivamente consultar as horas, em locais externos onde normalmente as pessoas não estão utilizando relógios de pulso, como napraia, em canchas de esporte e em piscinas, por exemplo.
[editar] Construção de um relógio de sol


Relógio de sol de parede em Saint Rémy de Provence (França)


Relógio de sol em Bütgenbach, Bélgica. (Precisão = ±30 Segundos) (Google Earth)
O princípio fundamental para a construção de um relógio de sol é o de que o ponteiro (gnômon) que irá projetar a sombra sobre o mostrador deve serposicionado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra.
Um roteiro resumido para a construção de um relógio de sol com mostrador horizontal é apresentado a seguir:
[editar] Informações necessárias
"*Encontrar a direção do norte magnético utilizando um dos seguintes métodos:
Com uma bússola e conhecendo a declinação magnética do local.
Determinação prática, utilizando um pino verticalfixado no centro de circunferências concêntricas.
Latitude do local (pode ser lida em um mapa ou nesta enciclopédia, no artigo de sua cidade)."
[editar] Material
Mostrador. Pode ser uma placa plana de pedra, concreto ou outro material rígido, normalmente no formato de um círculo ou retângulo.
Pino ou placa para servir como ponteiro (gnômon). No caso de uma placa, deve ser cortado um triânguloretângulo com um dos ângulos agudos de medida igual à latitude do local. O comprimento do pino ou da hipotenusa do triângulo deve ser ligeiramente menor ou igual ao raio do mostrador.
[editar] Construção
Fixação do pino ou placa no mostrador, com orientação no eixo norte-sul e inclinação relativa ao plano horizontal igual a latitude do local. Sendo assim, uma das extremidades do ponteiro estará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relogio
  • Relogio
  • relogios
  • Relógio
  • Relógio
  • relogio
  • relogios
  • relogio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!