Relógio

Páginas: 4 (876 palavras) Publicado: 13 de março de 2012
O relógio de dar horas mais antigo que se conhece foi instalado em 1309 na Igreja de Santo Eustórgio, em Milão, Itália.
Numa civilização como a actual que impera a técnica, a vida dos homens rege-sepelo relógio. Porém, nem sempre assim foi. Durante muitos milhares de anos a Humanidade viveu ao ritmo das divisões naturais de dia e noite, Verão e Inverno; a experiência dizia-lhe quando deviasemear e colher.
As antigas civilizações da Mesopotâmia e Egipto precisavam já de uma maneira mais exacta de medir o tempo, pois os sacerdotes deviam saber prever acontecimentos importantes como umeclipse ou as cheias dos grandes rios. Foram os astrónomos da Babilónia quem, por volta de 3000 a.C., pela primeira vez dividiu o dia em 24 horas iguais. E os sacerdotes babilónicos para aumentarem os seuspoderes fazendo previsões mais rigorosas dividiram a hora em 60 minutos.
Já os Egípcios mediam o tempo de forma diferente, por volta de 2050 a.C. dividiam tanto a noite como o dia em 12 horasiguais. Do nascer do Sol ao pôr do Sol consideravam sempre 12 horas, independentemente da duração variável da luz do dia nas diferentes alturas do ano.
Nesta altura usavam-se dois tipos de relógios, osrelógios de Sol e os de Água.
Relógios de Sol – eram simples, já eram conhecidos na babilónia por volta de 3000 a.C. (Até ao meio dia, uma travessa tinha de estar na extremidade leste da traveprincipal e apontando a direcção norte-sul. A sombra movia-se ao longo de uma escala existente na trave principal. Ao meio dia mudava-se a posição do relógio).
Relógio de água – O relógio de água maisantigo do mundo foi encontrado no Templo de Ámon, em Carnac, Egipto. Este relógio tinha uma outra capacidade, funcionava também de noite, quando não era possível utilizar relógios de Sol. Um sofisticadorelógio de água foi inventado pelo chinês Han Kung-Lien a cerca de 1088 d.C.. (O nível de água que escorria por um furo na base indicava a passagem do tempo nas marcações feitas num vaso de pedra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relogio
  • Relogio
  • relogios
  • Relógio
  • Relógios
  • relogio
  • relogios
  • relogio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!