relátorio

Páginas: 11 (2535 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO


A definição das áreas de atuação e atribuições do nutricionista são definidas na resolução 380 do Conselho Federal de Nutricionista. Nessa resolução, o campo da Saúde Coletiva, como foi nomeado, compreende quatro sub-áreas de trabalho: Políticas e Programas Institucionais, Atenção Básica em Saúde, Programa Saúde da Família e Vigilância em Saúde. Sendo assim, competeao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de Saúde Coletiva, prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios, ou enfermos, em instituições públicas ou privadas e em consultório de nutrição e dietética, através de ações, programas, pesquisas e eventos, direta ou indiretamente relacionados à alimentação e nutrição, visando à prevenção de doenças,promoção, manutenção e recuperação da saúde (BRASIL, 2005).
No Brasil, a atenção básica (AB) é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade,da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
As Unidades Básicas de Saúdes instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade.
A ciência da nutrição teve, nosúltimos anos, um expressivo desenvolvimento, que pode ser atestado na expansão dos grupos de pesquisa, publicação de trabalhos e número de pesquisadores. Embora se disponha de conhecimentos técnicos para solucionar a maior parte dos problemas de nutrição existentes, a Atuação do nutricionista no campo da Saúde Pública é tímida e incipiente (BOOG, 2005).
O ser educador em nutrição não se resume atransmitir informações corretas de forma didática, porque implica em apreender a maneira como o interlocutor vivencia o problema alimentar, não apenas em relação ao consumo alimentar propriamente dito, mas a todas as questões de natureza subjetiva e interpessoal que estão imbricadas no comportamento alimentar. Educar para a alimentação saudável exige: a confrontação de novas práticas com asrepresentações sociais dos alimentos e com o significado simbólico deles para os sujeitos do processo educativo, a ressignificação dos alimentos e a construção de novos sentidos para o ato de comer. Tudo isso deve ainda ter, como pano de fundo, além da saúde, o prazer, a coerência com as práticas de comensalidade, a convivialidade e a preocupação com a sustentabilidade ambiental que, mais cedo ou maistarde exigirá que pensemos em desenvolver práticas alimentares mais solidárias com o meio ambiente e com as gerações futuras (BOOG, 2005).
























1. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Conhecer a população da área adstrita à Unidade Básica de Saúde de Candelária, seus aspectos socioeconômicos, demográficos e epidemiológicos, bem como a infraestrutura e programasdesenvolvidos na Unidade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar a situação de saúde da população da área adstrita à Unidade;
- Divulgar o perfil de saúde da população por meio de sala de situação em saúde;
- Avaliar as ações e programas de Alimentação e Nutrição no âmbito da Unidade de Saúde, visando a segurança alimentar e nutricional da população;
- Elaborar análises críticas epropositivas em relação aos problemas vivenciados neste nível de atenção, principalmente em relação às ações de saúde, alimentação e nutrição desenvolvidas.
















3. ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA UBS
Conforme a Resolução do CFN nº 380/2005, o nutricionista inserido na área de Saúde Coletiva pode atuar tanto em políticas e programas de saúde como também na atenção básica, esta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!