Relátorio Pêndulo Físico e Simples

Páginas: 10 (2264 palavras) Publicado: 30 de julho de 2015
UNIVERSIDADE TIRADENTES




ANTÔNIO VITOR BARBOSA FERNANDES
EDICARLOS SOARES FERNANDES ALMEIDA
LUCAS AFIF DOS SANTOS OLIVEIRA
MATHEUS VINICIUS LIMA ALVES
THAIS COSTA ANDRADE





PÊNDULO FÍSICO E PÊNDULO SIMPLES







ARACAJU
2013
ANTÔNIO VITOR BARBOSA FERNANDES
EDICARLOS SOARES FERNANDES ALMEIDA
LUCAS AFIF DOS SANTOS OLIVEIRA
MATHEUS VINICIUS LIMA ALVES
THAIS COSTA ANDRADE



PÊNDULO FÍSICO EPÊNDULO SIMPLES




Relatório de prática experimental apresentado à Universidade Tiradentes, como pré-requisito da disciplina Física II, turma E15, ministrada pela Prof. Dr. Jeanderson de Melo Dantas.





ARACAJU
2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO.......................................................................................32.OBJETIVOS...........................................................................................6
3.METODOLOGIA....................................................................................6
4.RESULTADOS ......................................................................................9
5.CONCLUSÕES....................................................................................14
6.REFERENCIALBIBLIOGRÁFICO.......................................................15













1. INTRODUÇÃO


Os movimentos harmônicos simples estão presentes em nosso cotidiano, como nos movimentos do pêndulo de um relógio, de uma corda de violão ou de uma mola. Esses movimentos realizam um mecanismo de “vai e vem” em torno de uma posição de equilíbrio, sendo caracterizados por um período e por umafrequência.
Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, por sua aceleração não ser constante. Analisando-se uma mola, por exemplo, pode-se concluir que sua velocidade é nula nas posições extremas e é máxima no ponto central desse movimento (DANTAS, 2009).
O pêndulo físico é um tipo de movimento harmônico simples, que consiste em um corpo rígido montadode forma que possa oscilar em um plano vertical em relação a algum eixo que passa por ele. Esse modelo é uma generalização do pêndulo simples, onde um cabo sem peso sustenta uma única partícula (RESNICK, 2003).
O pêndulo está deslocado de um ângulo em relação à posição de equilíbrio. A força gravitacional está aplicada ao centro de massa C, a uma distância d do ponto fixo P, como pode-se observarna figura 1.

Figura 1: Representação de um pêndulo físico.
Com as equações de T, d e I, a partir de valores medidos de L e T, pode-se determinar o valor da aceleração da gravidade local g. Fazendo algumas manipulações chega-se a seguinte equação:
(Eq. 1)
Em que:
T é o período em s;
d é a distancia do pontofixo em m;
I é o momento de inércia em kg.m2;
g é a gravidade local em m/s2.

O pêndulo simples é um sistema idealizado que consiste em uma partícula suspensa por um cabo leve que não pode ser estendido. Quando solto de um ângulo , o pêndulo oscila no plano vertical sob a influência da força gravitacional. Este movimento é periódico e oscilatório (RESNICK, 2003).
A figura 2 mostra um pêndulo decomprimento L e uma partícula de massa m. No instante mostrado, o cabo faz um ângulo com a vertical. As forças atuantes sobre a massa m são o peso e a tração da corda. O movimento ocorrerá ao longo de um arco de círculo com raio L (RESNICK, 2003).

Figura 2: Representação de um pêndulo simples.
Para ângulos de abertura pequenos, ou seja, menores que 15º, demonstra-se que o pêndulo simplesexecuta um movimento harmônico simples (MHS). Nestas condições ( pequeno), o período T de um pêndulo simples é independente do ângulo de abertura e seu valor pode ser expresso por:
(Eq. 2)
Logo:
(Eq. 2)
Em que:
T é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório pêndulo físico e pêndulo simples
  • Relatório 3 Pêndulo simples e Fisico
  • PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO
  • Experimento Pêndulo Simples e Físico
  • Pêndulo físico e simples
  • Pêndulo simples e físico
  • Pêndulo simples e físico
  • Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!