Relátorio de estagio curricular

Páginas: 13 (3018 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Relatório de Estágio Curricular

1.0 - INTRODUÇÃO

Instrumento avaliativo de caráter individual, este relatório tem como finalidade descrever sucintamente a experiência prática experimentada no campo de estágio curricular na área de técnico em meio ambiente realizado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia/ IF Baiano-Catu. Inegável que as dimensões concreta e empíricaproporcionadas por um programa de estágio são fundamentais para a consecução de objetivos formacionais e para o processo contínuo de aperfeiçoamento profissional também na área de formação técnica ambiental.
Mais que uma etapa obrigatória na trajetória de qualquer um que pleiteie uma certificação técnica, o estágio se constitui numa experiência que ultrapassa os limites de uma sala ou instituição. Somoslançados em direção a uma dimensão completamente nova e diversa da experimentada em sala, marcada pela complexidade e multiplicidade da futura área de atuação técnico-profissional escolhida. No estágio, percebe-se efetivamente que os desafios de um mundo mais sustentável a partir de ações e medidas locais e /ou pontuais reclamam uma postura do técnico ambiental amplamente desvendada numa programade estágio curricular.

2.0 – A EMPRESA/IF BAIANO-CATU

Realizado no intervalo compreendido entre os dias 14/08/2012 a 11/10/2012, em um intercurso de mais de um mês e atendendo à exigência da carga horária obrigatória estipulada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, Campus Catu.
O Campus Catu era umaEscola Agrotécnica Federal (EAF), criada em 1895, através da Lei 75, que originou a Fazenda Modelo de Criação. Em 03 de fevereiro de 1897, Ambrósio Baptista dos Santos vendeu a denominada Fazenda Sant’Anna ao Governo da Bahia para implantá-la. Em 1918, iniciou-se o processo de federalização da Fazenda Modelo, adotando-se uma política que consistiria em fornecer técnicas pastoris para a comunidadeagrícola local. Foram desenvolvidas atividades de criação até o início de 1964. Em 05 de março, através do Decreto n° 53.666, passou a chamar-se Colégio Agrícola de Catu, tendo sido este subordinado à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. Essas fazendas deveriam promover a criação de gado, através do ensino de técnicas.
Em 2005, houve a implantação doCurso Técnico em Operação e Produção de Petróleo, em parceria com a Petrobras, visando o atendimento da demanda da região, na área de produção petrolífera. Em 2006, o professor Sebastião Edson Moura assumiu a direção geral, através de eleição na comunidade escolar. Em 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 instituiu os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criando o IF Baiano,resultante da integração das antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia.
Sob a coordenação do Centro de Integração Escola-Comunidade (CIEC) que leva a coordenação de Adilton Rubens Santos Gonçalves, e com a orientação do biólogo e professor João Augusto, e fruto de um convênio firmado entre este instituto e o Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana (CETASS), principalmente pelos esforçose representado na pessoa da sua coordenadora do curso em Meio Ambiente, Flávia Longo - instituição da qual sou cursante -, o estágio subscreveu alguns aspectos primordiais e se forjou a partir de objetivos elementares da formação de um Técnico Ambiental.

3.0 – PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Entre os objetivos pleiteados na programação e significativamente alcançados ao longo do estágiorealizado, estiveram aqueles concernentes à lei 1.105, de 2007, quem tem por mote regulamentar a formação do Técnico Ambiental. Foram alvejadas premissas importantes que constituem o espectro básico e diversificado da atuação profissional, tais como:
• Aplicar metodologias para minimização de impactos ambientais;
• Aplicar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de estagio curricular
  • Relatório estagio curricular i
  • Relatório de estágio curricular
  • Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
  • Relatorio De Estagio Curricular Lll
  • Relatório estagio curricular
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
  • Relatório de estágio curricular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!